Rumor: NVIDIA RTX 4050 e 4060 Ti a caminho, confira as datas previstas

Rumor: NVIDIA RTX 4050 e 4060 Ti a caminho, confira as datas previstas

O mercado de GPUs pode ter novidades em breve com a possível chegada da NVIDIA GeForce RTX 4050 e 4060 Ti. De acordo com informações vazadas por MEGAsizeGPU (@Zed__Wang) no Twitter, a RTX 4050 deve ser lançada em junho, enquanto a 4060 Ti tem previsão de estrear no final de maio. Já a RTX 4060 não possui uma data específica para o lançamento.

Leia também
RTX 4080 Noctua OC Editon é lançada por US$ 1.650
Gigabyte deixa escapar detalhes das futuras GPUs GeForce RTX 4070 e RTX 4060

Detalhes das novas placas ainda são escassos

Embora pouco se saiba sobre as especificações dessas novas placas de vídeo, rumores indicam que a RTX 4050 contará com uma GPU AD107. Trata-se de uma versão menos potente em comparação à AD107 do modelo RTX 4060.

A RTX 4050 também deve ser equipada com 6 GB de memória VRAM, o que é considerado um retrocesso, já que a RTX 3050 para desktops oferecia configurações com 8 GB.

A NVIDIA, por outro lado, é conhecida por ajustar seu cronograma de lançamentos frequentemente. Vale lembrar que a RTX 3050, geração anterior, sofreu um atraso de quase um ano até ser finalmente lançada. Em relação à RTX 4060 Ti, alguns rumores anteriores mencionaram um desempenho de 22 TFLOPs.

Recentemente, a NVIDIA implementou melhorias na capacidade de codificação de vídeo em suas placas das linhas RTX 40 e 30. No entanto, será necessário aguardar até junho para descobrir quais recursos a RTX 4050 oferecerá.

Expectativas e incertezas: detalhes da RTX 4060 Ti e possíveis impactos no mercado de GPUs

Quanto à RTX 4060 Ti, seu lançamento é esperado no final de maio, mas poucas informações foram divulgadas sobre suas especificações. Ainda assim, os entusiastas do mercado aguardam ansiosamente por mais detalhes acerca dessa placa de vídeo.

Não custa lembrar que a NVIDIA costuma alterar as datas de lançamento de seus produtos, e as informações compartilhadas por MEGAsizeGPU ainda são rumores. A RTX 3050, por exemplo, foi lançada sete meses após a variante para laptops, o que pode indicar um intervalo menor entre as versões desktop e laptop das GPUs com arquitetura Ada Lovelace.

Caso os rumores se confirmem, a chegada da RTX 4050 e 4060 Ti pode animar o mercado de GPUs, trazendo novas opções e recursos para os consumidores. No entanto, será necessário aguardar a confirmação oficial da NVIDIA e o anúncio das especificações e preços dos produtos.

Fique atento às novidades e siga nosso blog para acompanhar os próximos lançamentos da NVIDIA. E você, o que espera dessas novas placas de vídeo? Compartilhe suas expectativas nos comentários abaixo!

Fonte: VideocardZ e MEGAsizeGPU (Twitter)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X