Apple domina mercado de smartphones em 2022 com oito dos dez modelos mais vendidos

Apple domina mercado de smartphones em 2022 com oito dos dez modelos mais vendidos

A Apple dominou o mercado de smartphones em 2022. A companhia liderada por Tim Cook tornou-se a primeira marca a colocar oito smartphones na lista dos 10 aparelhos mais vendidos do mundo. Os dados são da Counterpoint Research, que divulgou nesta semana o relatório Global Monthly Handset Model Sales Tracker.

Leia também
Apple deve lançar novo iMac com chip de 3 nanômetros em 2023
Procon-MG multa Apple em R$ 12 milhões por prática de venda casada com iPhone

iPhone 13 foi o campeão de vendas em 2022

O iPhone 13 foi o smartphone mais vendido de 2022, contribuindo com 28% das vendas totais do celular da Apple. O aparelho foi também o mais vendido em mercados importantes como China, EUA, Reino Unido, Alemanha e França.

 

Além disso, o iPhone 13 permaneceu como o número um em vendas durante todos os meses desde o seu lançamento. Ou seja, ele manteve a liderança de setembro de 2021 até agosto de 2022.

Redução de preços após o lançamento iPhone 14 impulsionaram ainda mais as vendas do iPhone 13 em mercados em desenvolvimento. As vendas do iPhone 13 foram duas vezes maiores do que as do iPhone 13 Pro Max, o segundo smartphone mais vendido de 2022.

Variantes Pro Max ganham destaque

Pela primeira vez, a variante Pro Max teve mais volume de vendas do que as variantes “Pro” e base em 2022. Isso ajudou o iPhone 14 Pro Max a alcançar o terceiro lugar na lista de 2022. Além disso, este foi o modelo de smartphone mais vendido em setembro, outubro e novembro do ano passado.

iPhone continua sendo a maior estrela da Apple

As vendas do iPhone 14 Pro Max foram lideradas por early adopters, que estavam ansiosos por experimentar o novo recurso, chamado de Dynamic Island. Além disso, essa variante trouxe processador mais rápido. Vale lembrar que o iPhone 14 “base” manteve o mesmo chip da geração passada.

O iPhone 12, por sua vez, que foi o smartphone mais vendido de 2021, foi o modelo mais antigo na lista dos dez mais vendidos de 2022. Suas vendas permaneceram fortes nos EUA, Japão e China. As reduções de preços com o lançamento de cada novo iPhone aumentaram ainda mais o seu apelo comercial. Vale destacar que a compatibilidade com as redes 5G também influenciou na relevância do dispositivo.

Por fim, o iPhone SE 2022, um dos telefones mais compactos do setor, conquistou o décimo lugar. Como seu antecessor, ele conseguiu vender bem no Japão.

Samsung ficou com 2 posições no Top 10

A Samsung ficou com duas posições no top 10 dos smartphones mais vendidos. Entraram na lista os modelos Galaxy A13 e Galaxy A03. O Galaxy A13, com especificações técnicas atraentes para o preço, foi o modelo de smartphone mais vendido em mercados em desenvolvimento, como América Latina, Caribe e Índia.

O Galaxy A03, por sua vez, é o smartphone mais acessível da lista. Ele teve um bom volume de vendas em regiões como Caribe, Oriente Médio e África.

A Counterpoint Research prevê que a participação dos dez smartphones mais vendidos aumentará em 2023, à medida que as marcas se concentram na otimização de lançamentos e limpeza de estoque.

Além disso, as fabricantes devem continuar a tornar seus portfólios mais enxutos para minimizar a canibalização. O número de modelos ativos de smartphones no mercado global já caiu de mais de 4.200 em 2021 para cerca de 3.600 em 2022.

Fonte: Counterpoint Research

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X