Novos drivers da AMD estão causando travamentos no Windows; saiba o que fazer

Novos drivers da AMD estão causando travamentos no Windows; saiba o que fazer

A AMD lançou na última terça-feira (14) seus novos drivers Adrenalin 23.2.1. Eles trazem melhorias e atualizações para as famílias de GPU Radeon RX 7000 e Radeon RX 6000. Infelizmente, esse mais recente driver tem causado problemas para alguns usuários, que relatam mensagens de erro de “drive de boot inacessível” após a instalação. Outros usuários também relatam travamentos no Windows.

Leia também
AMD admite problema de superaquecimento em algumas RX 7900 XTX
AMD está sem estoque e não pode substituir unidades da RX 7900 com problema de superaquecimento

Driver altera as configurações de BIOS

Ao que tudo indica, os novos drivers alteram as configurações da BIOS e mudam as opções de inicialização, o que resulta em travamentos e demais problemas no sistema operacional. Alguns usuários relataram ter tido que reinstalar o Windows para resolver a situação. No entanto, parece que é possível corrigir o problema verificando as configurações de inicialização e mudando as opções de volta para as configurações anteriores.

Usuários reclamam em fóruns de suporte

De qualquer forma, nunca é demais lembrar que antes de instalar qualquer atualização grande, é recomendável fazer backup dos dados importantes. Além disso, o uso do utilitário Display Driver Uninstaller (DDU) pode ajudar a corrigir problemas causados por drivers mal escritos.

Caso você não saiba, o DDU é um utilitário gratuito projetado para ajudar a remover completamente os drivers de placas de vídeo instalados em um computador. É comumente usado para solucionar problemas relacionados a drivers gráficos, como conflitos, problemas de instalação ou problemas de desempenho.

O DDU remove completamente todos os arquivos de driver relacionados ao gráfico e as entradas do registro, garantindo uma limpeza completa antes da instalação de novos drivers. Isso pode ajudar a solucionar problemas relacionados a drivers de gráficos e melhorar a estabilidade do sistema.

O que era esperado do driver Adrenalin 23.2.1

A AMD havia prometido melhorias com a atualização do driver Adrenalin 23.2.1. A mais esperada era o suporte para o jogo Forspoken, da Square Enix. Além disso, otimizações adicionais relacionadas com a API Vulkan e suas extensões também eram esperadas.

Mas o que os usuários receberam pela espera? Apenas travamentos no Windows e dores de cabeça. Infelizmente, a AMD ainda não se pronunciou oficialmente sobre os problemas relatados pelos usuários nas redes sociais e em fóruns de suporte.

Problemas com drivers podem ofuscar destaques da AMD

A AMD recentemente subiu ao palco da CES 2023 para apresentar sua nova geração de CPUs Ryzen 7000. A empresa aproveitou a oportunidade para mostrar todo o poder de seus novos produtos, especialmente contra sua principal concorrente, a Intel.

Durante o evento, a AMD destacou alguns chips bem poderosos. É o caso do processador para notebooks Ryzen 9 7045HX, equipado com 16 núcleos e 32 threads, alcançando uma frequência máxima de 5,4 GHz. Além disso, a empresa apresentou também a Radeon RX 7600M XT, com de 32 unidades de computação e velocidade de memória de 18Gb/s.

No entanto, os problemas envolvendo os drivers da AMD podem ofuscar todo esse poder computacional. Afinal, de nada adianta um processador rápido e poderoso mas cujo o driver está mal otimizado. E, antes de mais nada, a empresa precisa se comunicar com os seus usuários e fornecer uma solução.

Fonte: Wccftech

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X