Falha no Windows 10 obriga teste da assinatura do Microsoft 365

Por: William R. Plaza

Na tentativa de promoção do Microsoft 365, um bug atrelado a tela que fala sobre o serviço, tem aparecido para alguns usuários em novas instalações do Windows 10. Um vídeo postado no reddit mostra que, ao clicar em “não, obrigado”, que serviria para fechar a tela e não prosseguir com o período de testes da assinatura do Microsoft 365, serviço online de assinatura que dá acesso lugar os aplicativos de escritório/produtividade oferecidos por essa suíte, o usuário é direcionado para a etapa seguinte.

Loading...

 

O que ocorre é uma falha nas strings atrelada aos botões que estão presentes na janela, os comandos foram invertidos. Quando o usuário clica em “não, obrigado”, que seria para fechar a tela, é direcionado ao passo seguinte. Ao clicar em ‘”testar gratuitamente”, que normalmente prosseguiria para a próxima etapa, a ação é interrompida.

No entanto, no vídeo que viralizou no Reddit, o usuário mostra apenas o clique sobre o botão “não, obrigado”. A informação que as strings atreladas aos botões foram trocadas chegou depois, com a confirmação de uma fonte interna da Microsoft que relatou ao Windows Latest que esse foi um erro não intencional. O problema estaria aparecendo somente para novas instalações do Windows 10 Home.

O usuário que postou o vídeo chegou a prosseguir com os dados para a ativação do período de testes, inserindo as informações sobre o cartão de crédito, e cancelou logo em seguida para que a cobrança não seja realizada após o fim do período de gratuidade.

Mesmo com o relato da fonte ligada a Microsoft, alegando que foi um acidente, muitos não acreditam nessa posição, e consideram muito difícil que uma empresa do tamanho da Microsoft cometa um erro deste de forma por acidente.

Há também o fato de todo o retrospecto da gigante de Redmond em relação à promoção de seus outros serviços dentro do Windows, uma vitrine e tanto. O sistema acaba funcionando como uma excelente plataforma para a propagação de todo o ecossistema da companhia.

A Microsoft também tem uma má fama sobre as forma de como incentiva que usuários de uma versão antiga do Windows atualizem para a mais recente. Recentemente viralizou o caso de um anúncio gigante no Windows 10 incentivando o upgrade para o Windows 11. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: