Recurso de comunidades do WhatsApp finalmente chega ao Brasil

Recurso de comunidades do WhatsApp finalmente chega ao Brasil

O recurso de Comunidades no WhatsApp foi lançado oficialmente no ano passado, mas o Brasil tinha ficado de fora graças a um pedido do Ministério Público Federal. Porém, agora ele finalmente começou a ser liberado em terras brasileiras, e quem deu a notícia foi o próprio mensageiro.

A chegada do recurso está acontecendo de forma gradativa e começou hoje (26/01), trazendo a nova funcionalidade para o aplicativo mensageiro.

Leia também:

Meta anuncia o WhatsApp Comunidades no mundo todo, exceto no Brasil
Está decidido: Comunidades do WhatsApp só serão lançadas em 2023

As comunidades do WhatsApp

O recurso de Comunidades do WhatsApp foi anunciado em abril do ano passado, trazendo uma forma diferente de interagir com grupos dentro do aplicativo. As comunidades serão criadas para ter diferentes conversas em grupos dentro dela. Por exemplo, a comunidade de uma escola terá chats separados para os pais de cada turma. Ou a comunidade de um prédio pode ter chats diferentes para vários assuntos como ajuda entre vizinhos, caronas. Veja alguns exemplos:

comunidades

Nesse caso os administradores das comunidades podem criar até 50 chats em cada comunidade e ter controle de todos eles. Além de conseguir enviar mensagens rápidas para todos os chats ao mesmo tempo, ainda pode controlar quem entra em cada chat, denunciar casos de abuso, banir usuários e até mesmo fazer o gerenciamento de mídia.

Vale lembrar que, assim como acontece com todas as conversas no aplicativo, os chats das comunidades também contam com proteção com criptografia de ponta a ponta. Assim, só quem participa daquele chat em particular terá acesso ao conteúdo enviado nele.

Atraso no Brasil por causa das eleições

comunidades

Quando o recurso foi anunciado pelo WhatsApp, ele acabou chamando a atenção de algumas autoridades brasileiras, principalmente porque foi ano de eleição e o combate a desinformação e notícias falsas já era um destaque no país.

Por isso, essas entidades nacionais foram contra a liberação do recurso de comunidades do WhatsApp no país pelo menos até o fim do período eleitoral e, sem possível, só fosse liberada depois da posse presidencial, que aconteceu no dia 1 de janeiro.

Dessa forma, o recurso foi lançado oficialmente em novembro de 2022 para a maioria dos países e o Brasil ficou de fora, sendo que o país é um dos maiores mercados da plataforma no mundo. Porém isso acabou, já que o WhatsApp já começou a liberar a novidade.

Eles não explicaram exatamente como a novidade chegará para todos, mas provavelmente será através da versão mais recente do aplicativo, como uma autorização de servidor. Dessa forma, é importante manter o WhatsApp sempre atualizado para garantir a função.

Quando ela estiver disponível, vai aparecer a opção de criar uma comunidade no aplicativo. A criação acontece de forma semelhante à criação dos grupos tradicionais, a diferença é que você tem que criar primeiro a comunidade e depois, dentro dela, criar os grupos separados.

O administrador e criador da comunidade é quem define detalhes como o nome de cada chat, a descrição, a foto de capa e até mesmo adicionar mensagens e anexar grupos.

Fonte: WhatsApp

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X