Nova IA do Google é um tipo de ChatGPT só que para músicas

Nova IA do Google é um tipo de ChatGPT só que para músicas

O mundo da tecnologia vem recebendo diversas novidades na direção de ferramentas automatizadas que utilizam AI para aumentar a produtividade dos usuários, desde a OpenAI que teve um grande sucesso com recursos impressionantes do ChatGPT, AS incríveis e até polêmicas artes geradas via AI com Stable Diffusion, e agora o Google está trabalhando em construir um bot de AI que pode criar músicas a partir de descrições de texto ou até histórias que refletem um sentimento ou época.

O Google se refere ao sistema como MusicLM, uma versão própria do ChatGPT mas com o foco na criação de músicas. Em um trabalho de pesquisa publicado em 26 de janeiro, os pesquisadores do Google descreveram o MusicLM com um “modelo que gera música de alta fidelidade a partir de descrições de texto”.

Para se criar a música utilizando-se da ferramenta, um prompt detalhado deve ser escrito, observando os estilos ou gêneros que se deseja.  Algo como “a trilha sonora principal de um jogo para fliperama, um riff cativante de guitarra elétrica” ou “uma fusão de música eletrônica e dance disco, com um som espacial e sobrenatural” podem produzir resultados impressionantes. Além disso, a AI poderá produzir trilhas sonoras mais longas que duram até cinco minutos bastando informar prompts de texto curtos como “tecno melódico” ou “jazz relaxante”.

Vale ressaltar que o Google treinou o MusicLM com base em conteúdo musical protegido por direitos autorais, então não é de se espantar que cerca de 1% dos exemplos possam ser associados a músicas existentes. Isso pode levantar preocupações sobre a capacidade do MusicLM de utilizar partes de materiais protegidos por direitos autorais existente para criar sua própria música.

Mas diferente de outras tecnologias, o Google não planeja lançar esse modelo ao público tão cedo, o que pode dar um alívio aos músicos que poderão se preparar ou ficar de olho na tecnologia e não serem pegos de surpresa, como o que ocorreu com os artistas e desenhistas, que foram pegos pelo Stable Diffusion copiando suas artes indiscriminadamente, o que vem causando uma grande discussão na internet sobre o limite da tecnologia e os direitos autorais em relação a inspiração ou cópia de obras dos artistas.

O próprio ChatGPT vem sendo bastante criticado e chegou a ser proibido em vários locais (como colégios e faculdades americanas), com o intuito de evitar trabalhos automatizados dos estudantes que o utilizam de forma indiscriminada. Por fim e por curiosidade, até o Google já manifestou-se preocupado com o futuro de seu mecanismo de pesquisa em relação a tecnologia.

Fonte1 | Fonte 2

Sobre o Autor

Programador e Analista de Sistemas. Administrador e Gerente de Conteúdo na GameVicio. Amante de artes, games e filmes, com gostos peculiares e duvidosos!
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X