Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, já pode voltar ao Instagram e Facebook

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, já pode voltar ao Instagram e Facebook

Dois anos depois de suspender os perfis do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, do Facebook e do Instagram, a Meta finalmente anunciou o término da suspensão. Dessa forma, o polêmico empresário e político pode voltar a fazer publicações nas duas redes sociais da empresa de Mark Zuckerberg.

Ambos os perfis do ex-presidente americano serão restabelecidos nas próximas semanas, segundo a Meta. No entanto, é importante ressaltar que as duas contas estarão sujeitas a novas regras de proteção, com o objetivo de impedir a reincidência das infrações que ocasionaram a suspensão das contas.

Leia também
Ex-presidente Donald Trump processa CEOs do Facebook, Google e Twitter
Truth Social: Donald Trump lança sua própria rede social

Suspensão das contas de Donald Trump

Donald Trump teve suas contas suspensas por apoiar a invasão do Capitólio

As contas do Facebook e Instagram de Donald Trump foram suspensas no começo de 2021. Elas aconteceram pois o ex-presidente elogiou a invasão do Capitólio, ocorrida no dia 06 de janeiro e que culminou na morte de algumas pessoas. Como Trump estava incitando a violência de seus apoiadores, Mark Zuckerberg e os demais diretores da Meta decidiram suspender por tempo indefinido as contas do ex-presidente.

A decisão foi apoiada pelo Conselho de Supervisão da Meta. Trata-se de um órgão independente que auxilia nas decisões da empresa, sempre ponderando a respeito de consequências ruins. Na época eles alertaram que se tratava de uma decisão drástica, ainda mais por não haver um período definido para a suspensão e pela falta de critérios claros para validar a suspensão dos perfis.

Foi a partir daí que a Meta decidiu colocar um período de dois anos para a suspensão. Ao fim desse período, a empresa iria ponderar sobre a reativação das contas ou não. Tudo isso avaliando os níveis de risco à segurança pública. Além disso, ela atualizou o seu Protocolo de Política de Crise.

Novas diretrizes da meta são mais severas com figuras públicas

Donald Trump terá perfis no Facebook e Instagram restabelecidos

No comunicado oficial, a Meta explicou que a decisão de suspender as contas de Donald Trump foi uma “decisão extraordinária tomada em circunstâncias extraordinárias”. Daí a empresa emenda:

Agora que o período de suspensão terminou, a questão não é se escolhemos restabelecer as contas do Sr. Trump, mas se ainda existem tais circunstâncias extraordinárias que justificam a extensão da suspensão além do período original de dois anos”.

Pois bem, a decisão foi a de restabelecer as contas do magnata nas próximas semanas. A empresa também cumpriu a sua promessa de atualizar as diretrizes de suas plataformas. Dentre as novidades, agora a Meta irá punir mais severamente figuras públicas que foram suspensas por questões que envolvem distúrbios civis e que sejam reincidentes nisso.

Em outras palavras, se Donald Trump voltar a postar qualquer conteúdo que incite violência e ódio, não só a postagem será apagada da rede social como ele poderá ter a conta suspensa por um período que varia de um mês a dois anos. O tempo de uma possível nova suspensão vai variar de acordo com a gravidade da infração.

Em outras situações a Meta poderá simplesmente restringir o alcance das postagens de Trump. Se a empresa entender que não há infração às diretrizes da plataforma mas o teor do conteúdo representar algum tipo de risco, o seu alcance será limitado. Um exemplo são postagens que deslegitimam o resultado de uma eleição democrática.

Meta prefere deixar que as pessoas falem

O comunicado oficial ainda possui outros trechos interessantes. A empresa diz que “tem como padrão deixar as pessoas falarem”. Mesmo quando as opiniões são desagradáveis ou factualmente erradas. Ela disse:

Acreditamos que é necessário e possível traçar uma linha entre o conteúdo que é prejudicial e deve ser removido e o conteúdo que, por mais desagradável ou impreciso que seja, faz parte da vida difícil em uma sociedade livre”.

A Meta também deixou claro que deixou a sua política de Padrões da Comunidade disponível para qualquer pessoa. Assim, quem se interessar, pode saber quais os critérios que eles usam para traçar essa linha entre conteúdo prejudicial e conteúdo desagradável ou impreciso.

Fonte: Facebook Newsroom

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X