Essa é a menor RTX 4090 do mundo

Essa é a menor RTX 4090 do mundo

A Alphacool, empresa alemã de componentes de hardware ligados a sistema de resfriamento, conta com water block, voltado para uso empresarial, compatível com alguns modelos da RTX 4090.

Intitulado Alphacool ES, o kit pode ser agregado ao PCB da placa mais poderosa da NVIDIA e transformar os trambolhos que estamos acostumados nos modelos custom, ou até mesmo em versões de referência, em opções altamente compactas. Foi justamente esse teste que o canal Optimus Tech realizou.

Uma RTX 4090 modelo iChill X3 da Inno 3D, de 33,4 cm foi transformada na menor RTX 4090 do mundo, com apenas 21 centímetros de comprimento, com o auxílio desse water block Alphacool ES. Olhando as versões de referência, ou custom, da RTX 4090 é possível se impressionar, e se assustar, com a dimensão da placa, considerando o conjunto, que envolve a carenagem e todo o sistema de resfriamento.

No entanto, uma parte relacionada com a RTX 4090 é bem compacta, a placa de circuito impresso, que recebe os componentes essenciais para que a VGA funcione, como a GPU, módulos de memória e reguladores de tensão. Dependendo do modelo da RTX 4090, é possível desmontá-la, pegar o PCB e anexá-lo ao water block da Aquatuning, compatível com sistemas de watercooler custom.

Como é voltado para racks de servidores, o apelo visual que as fabricantes que estamos mais acostumados aplicam, passa batido nessa opção da Alphacool. Nada de LEDs ou elementos espalhafatosos, o objetivo aqui é a redução de espaço ocupado. O acabamento é em carbono fosco.

Com a customização, a placa fica com apenas 21 centímetros, e saiu de um esquema triple slot para single-slot.

“A Alphacool consegue posicionar o cooler o mais próximo possível dos componentes a serem resfriados. Para este efeito, as almofadas condutoras de calor utilizadas são reduzidas a uma espessura de 1 mm. A redução máxima possível na espessura do bloco de cobre e a otimização do fluxo de água dentro do cooler permitem que todos os componentes importantes, como GPU, conversores de tensão e VRAMs, sejam resfriados por água de maneira muito melhor e mais eficaz. Tudo isso proporciona um aumento significativo no desempenho de resfriamento”, explica a companhia em seu site. 

Você também deve ler!

Teste revela como undervolting reduz consideravelmente o consumo da RTX 4090 sem sacrificar demais o desempenho

A companhia também enfatiza que toda a estrutura é feita em cobre. “O cobre tem quase o dobro da condutividade térmica do alumínio, portanto, é claramente a melhor escolha de material para resfriamento a água. A base de cobre cromado é altamente resistente ao ácido, o que significa que o lascamento do cromado pode ser excluído”.

O Alphacool ES é compatível com os seguintes modelos da RTX 4090:

  • INNO3D GeForce RTX 4090 X3 OC, 24GB GDDR6X, HDMI, 3x DP (N40903-246XX-18332989);
  • INNO3D GeForce RTX 4090 iCHILL X3, 24GB GDDR6X, HDMI, 3x DP (C46903) -1833VA47);
  • INNO3D GeForce RTX 4090 iCHILL Frostbite, 24GB GDDR6X, HDMI, 3x DP (C4090-246XX-1833FB);
  • INNO3D GeForce RTX 4090 iCHILL Preto, 24GB GDDR6X, HDMI, 3x DP (C4090-246XX-18330005);

Modelos que utilizem o projeto de referência da NVIDIA (configuração padrão de PCB recomendada pela NVIDIA) também são compatíveis. Lembrando que a NVIDIA não segue esse padrão na sua versão Founders Edition, portanto, ela não é compatível com o water block da Alphacool.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X