CES 2023: SmartThings Station é um carregador sem fio e também um hub de casa inteligente

CES 2023: SmartThings Station é um carregador sem fio e também um hub de casa inteligente

Hoje em dia é comum que a casa precise de diversos dispositivos para tarefas diferentes, e por isso algumas empresas já estão trabalhando em soluções para unir essas funções em um mesmo aparelho. É o caso da Samsung, que durante a CES 2023 apresentou o seu novo produtos 2 em 1, a SmartThings Station.

Ela é uma base de carregamento sem fio para que o usuário possa recarregar seus dispositivos sem dificuldade, porém o grande destaque é que também serve como uma espécie de hub para interações com outros produtos inteligentes. Ou seja, uma central de smart home.

Leia também:

CES 2023: JBL apresenta Bar 1300X, soundbar 11.1.4 canais compatível Dolby Atmos
CES 2023: Samsung Odyssey Neo G9 é o primeiro monitor Dual 4K do mundo

Central de casa inteligente com 3 padrões

SmartThings Station

Seu visual é bem discreto e na verdade é bem condizente com os outros carregadores wireless existentes no mercado atualmente. De forma discreta ele pode ser colocado em cima de uma mesa ou até mesmo em uma estante e já mantém o design conhecido de outros produtos da própria Samsung, principalmente nesse segmento como o Charger Pad e o Pad Duo.

Só que, nesse caso, a SmartThings Station tem sua superfície “apertável” como um grande botão que serve para ativar várias funções diferentes na casa inteligente. Essas funções podem ser personalizadas pelo próprio usuário e dá para escolher diversas opções como por exemplo ligar e desligar a luz, escolher uma cor específica ou um modo, abrir cortinas inteligentes, gerenciar tomadas, entre muitos outros.

Dá ainda para ativar uma rotina específica, como por exemplo o modo cinema, que ativa a rotina de luz escolhida para esse momento ou simplesmente a apaga e também liga a TV. Ou até mesmo uma rotina de jogo, que ativa automaticamente as configurações de game da TV e o modo Não Perturbe.

Outra rotina interessante é a de economiza de energia, onde ao ativar, ela faz com que as tomadas inteligentes possam ser desativadas automaticamente quando não estão sendo usadas, principalmente quando não há ninguém em casa, em momentos de passeios ou viagens.

A Samsung revelou que é possível escolher 3 opções de ações que são ativadas por 3 padrões de “aperto” no botão do carregador. O primeiro é um toque curto, o segundo em um toque longo e o terceiro é um toque duplo. Para escolher e configurar essas ações, é preciso usar o aplicativo SmartThings da empresa, que é disponibilizado tanto para smartphones Android quanto iOS.

Jaeyeon Jung, Vice-Presidente Executivo e líder do SmartThings Device Platform Center da Samsung Electronics, disse:

“Ter uma casa mais inteligente não deve ser complicado ou caro. Por isso, nosso objetivo com o SmartThings Station foi criar um hub de casa inteligente que fosse simples de usar, confiável e expansível. O número de dispositivos em uma casa conectada continua a crescer, especialmente à luz do recente lançamento do padrão Matter. Estamos orgulhosos de desempenhar nosso papel para tornar mais fácil a adoção dessa empolgante tecnologia”.

SmartThings Station envia alertas quando a recarga terminar

SmartThings Station

A principal função da SmartThings Station é, de fato, ser um carregador wireless, e nisso ela também se destaca em alguns aspectos. Primeiro, ele consegue carregar dispositivos móveis a até 15 W, mantendo o padrão de limite encontrado em outros carregadores wireless da empresa.

É possível ainda configurar para que ele envie um alerta para outros aparelho já determinado avisando quando a bateria do dispositivo estiver totalmente carregada.

Ele também já vem com integração com o SmartThings Find, que é um serviço da Samsung capaz de encontrar aparelhos perdidos. Se você não consegue encontrar seu celular, por exemplo, poderá ativar o escaneamento para aparelhos por perto. Se preferir, ainda pode dar um toque duplo no botão do hub (chamado de Smart Button) para que o celular emita alertas sonoros, facilitando a busca.

Quem tem um Galaxy SmartTag ou SmartTag+, também dá para ativar as notificações que aparecem no smartphone determinado quando essas tags saem de casa ou retornam.

Todas essas configurações podem ser feitas pelo smartphone após o primeiro pareamento que acontece através de código QR. Assim, as opções podem ser acessadas em uma pop-up, e depois do primeiro pareamento ele já vai mostrar as opções para conectar outros itens da casa inteligente.

Preço e disponibilidade

Por enquanto a empresa não revelou qual será o preço cobrado pela SmartThings Station, apenas que ela começará a ser vendida nos Estados Unido e na Coreia do Sul. Também não há informações da chegada do produto em outros mercados como o Brasil.

Fonte: Samsung

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X