Casa de 2 andares está sendo construída com impressão 3D nos Estados Unidos

Casa de 2 andares está sendo construída com impressão 3D nos Estados Unidos

A impressão 3D está atingindo novos níveis em diversas áreas, inclusive na de construção. Um destaque nesse segmento está sendo a construção de uma casa de 2 andares nos Estados Unidos. Para isso, eles estão usando uma impressora enorme, que pesa cerca de 12 toneladas e que utiliza como cartucho o próprio cimento.

Essa será a primeira casa de 2 andares impressa nos Estados Unidos ela terá cerca de 372 m², localizada em Houston, no Texas. Segundo a arquiteta Leslie Lok, essa construção levará ao todo cerca de 330 horas só de tempo de impressão.

Leia também:

Creality lança no Brasil a impressoa 3D Ender-2 Pro
Google Maps ganha novidades como visão em 3D de grandes cidades

Impressão 3D é feita com concreto para maior segurança

Impressão 3D

Leslie Lok, além de arquiteta, também chega no projeto como co-fundadora do estúdio de design Hannah e designer da própria casa. Ela falou um pouco sobre o projeto, revelando que hoje em dia já é possível encontrar outras construções impressas no estado.

“Na verdade, você pode encontrar muitos edifícios impressos em 3D em muitos estados. Uma das coisas sobre a impressão de um segundo andar é que você precisa, sabe, da máquina… E, claro, há outros desafios: desafios estruturais, desafios logísticos quando imprimimos um prédio de segundo andar.”

A casa já tem donos, uma família que prefere se manter no anonimato, e terá 3 quartos, tudo com estrutura da madeira. O material escolhido, concreto, não é exatamente muito comum por lá, porém tem maior resistência a eventos como furações, tempestades mais fortes e condições climáticas mais severas. Isso é importante já que esses episódios são mais comuns no Texas.

O projeto de impressão 3D da residência está sendo feito a partir de uma parceria de dois anos de Hannah, Peri 3D Construction e uma empresa de engenharia de construção chamada Cive. O chefe de engenharia estrutural da empresa, Hikmat Zerbe, disse que a técnica inovadora poderá um dia ajudar a construir mais residências multifamiliares de forma mais rápida e mais barata.

Impressão 3D

Essa diminuição de custo pode ser vista em pequenos detalhes, como por exemplo uma necessidade de quantidades menores de trabalhadores nos canteiros de obra, já que a maioria do trabalho pesado fica por conta da própria impressora.

“Construção tradicional, você conhece as regras, conhece o jogo, conhece as propriedades do material, o comportamento do material. Aqui, tudo é novo. O material é novo, embora o concreto seja um material antigo em geral, mas a impressão 3D de concreto é algo novo.”

Fonte: reuters

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X