Agora ficou mais fácil esconder suas abas anônimas no Google Chrome para Android

Agora ficou mais fácil esconder suas abas anônimas no Google Chrome para Android

O navegador Google Chrome para Android recebeu uma interessante função nos últimos dias. Agora você pode impedir a visualização de abas anônimas através de biometria ou senha.

Dessa forma, mesmo que alguém pegue o seu celular, desbloqueie e abra o navegador, ele não conseguirá ver o conteúdo das abas anônimas. Para isso será preciso inserir uma senha ou algum método de biometria, como a impressão digital. No entanto, é importante salientar que esta funcionalidade vem desabilitada por padrão. É preciso entrar nas configurações do navegador e ativá-la.

Leia também
Como funciona o Modo Anônimo do Google Chrome
Como limpar os dados de preenchimento automático do Google Chrome

Mais privacidade no Chrome para Android

Google Chrome para Android

O Google já estava trabalhando neste recurso há bastante tempo. Desde 2021, para ser mais exato. Porém, a funcionalidade só chegou nas versões de testes do Chrome para Android alguns meses atrás. Mas finalmente este interessante recurso de segurança e privacidade já está disponível para todos os usuários.

Ao ativar a proteção das abas anônimas por senha ou biometria, você impede que terceiros fiquem bisbilhotando os sites educativos que você acessa de forma anônima. No entanto, sempre haverá esse passo extra antes de voltar a navegar por suas abas anônimas.

Me espanta como o Google demorou tanto para incluir este recurso de privacidade e segurança em seu navegador. Importante pontuar que este recurso já existe há bastante tempo no iOS e até em alguns navegadores para Android, como o Samsung Internet. Mas, é como diz aquele velho ditado: antes tarde do que mais tarde.

Como ativar a proteção de abas anônimas por senha ou biometria

Como explicado no começo da matéria, a função não vem ativada por padrão. Portanto, é necessário entrar nas configurações do navegador e habilitá-la. E como fazer isso? É bem simples:

  • Passo 1. Abra o Chrome para Android e acesse as configurações do navegador. Para isso, toque nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e depois toque na opção “Configurações”;
  • Passo 2. Agora toque na opção “Privacidade e Segurança”;
  • Passo 3. Agora é só ativar o botão “Travar abas no guia anônimo quando fechar o Chrome”.

Prontinho! Após isso, sempre que você quiser retornar a alguma aba anônima, deve inserir uma senha ou biometria. Pode ser que a novidade ainda não esteja disponível para alguns usuários. Se for o seu caso, sugiro atualizar o navegador. Se mesmo assim não aparecer, é só ter paciência, uma vez que o recurso está sendo liberado gradativamente.

Navegadores de terceiros já contam com a função

Samsung Internet

Se só agora o Google implementou esta funcionalidade no Chrome, saiba que ela já existe há algum tempo em navegadores de terceiros. O mais famoso talvez seja o Samsung Internet. O navegador da gigante sul-coreana já permite proteger as abas anônimas com senha ou biometria há bastante tempo.

Mas se você quiser fugir dos navegadores mais mainstreams, pode optar pelo Brave ou Epic Browser. O primeiro tem como principal destaque os seus recursos de privacidade, leveza e não permitir que o usuário seja rastreado. Já o segundo oferece uma VPN, que acrescenta ainda mais privacidade aos usuários.

Fonte: Android Police

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X