Lixeira inteligente derrete plástico em casa para facilitar reciclagem

Lixeira inteligente derrete plástico em casa para facilitar reciclagem

A empresa Clear Drop recentemente anunciou uma nova lixeira com a capacidade de derreter e compactar sacolas e outros materiais de plástico. Esta inovação vem em resposta aos crescentes riscos de aquecimento global e a necessidade de promover a reciclagem.

No entanto, o processo de reciclagem pode ser complexo e exigir cuidados extras para evitar interrupções nas usinas de gerenciamento de resíduos. A lixeira da Clear Drop visa facilitar o descarte adequado de plástico e contribuir para a proteção do meio ambiente.

Leia também
Bola da Copa do Mundo 2022 tem sensor inteligente e ajuda o VAR
Positivo Casa Inteligente lança Kit Smart Botão Wi-Fi para facilitar automação residencial

Elevada quantidade de lixo é um problema mundial

A Clear Drop SPC (Soft Plastic Compactor) é uma solução para a questão dos resíduos sólidos urbanos. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil gerou 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Isso equivale a cerca de 224 mil toneladas por dia e 1,043 kg por dia por pessoa.

Além disso, as fábricas de gerenciamento de resíduos sofrem com obstruções causadas por sacolas e embalagens soltas.

O plástico tem um impacto muito negativo no meio ambiente. Segundo dados da ONU, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são lançadas no oceano todos os anos, causando danos aos ecossistemas marinhos e ao meio ambiente em geral.

O plástico também é um dos principais responsáveis pela poluição do ar e do solo, e pode levar a doenças e problemas de saúde em seres humanos e animais. Além disso, o plástico leva milhares de anos para se decompor, o que contribui para o acúmulo de resíduos em aterros e no meio ambiente.

A reciclagem é uma das principais formas de reduzir o impacto do plástico no meio ambiente, mas ainda há muito trabalho a ser feito para diminuir a produção e o uso desnecessário de plástico. A Clear Drop SPC permite que os usuários transformem os resíduos em um tipo de “tijolo”.

Isso facilita bastante o transporte e o manuseio no processo de reciclagem. Esse “tijolo” de plástico pode ser colocado na lixeira ou entregue em um ponto de reciclagem. O “tijolo” onde pode ser facilmente desmontado pelo equipamento de trituração e usado no processo regular de reciclagem de plástico.

Como a Clear Drop SPC transforma resíduos em “tijolos” de plástico

A Clear Drop SPC é um compactador de plástico com visual minimalista e discreto. Ele possui um orifício na parte superior para inserir os resíduos, que são aquecidos e transformados em um tipo de “tijolo” compactado. Ou seja, não estamos falando aqui de uma lixeira normal onde você aperta um pedal e uma tampa se abre.

É importante deixar claro que a máquina trabalha apenas com plásticos macios, como sacolas de supermercado, por exemplo. Não é possível inserir plásticos duros, como capinhas de celular resistentes a impactos, por exemplo. Depois de colocar tudo na máquina, é só esperar o plástico ser aquecido e compactado.

Depois, o usuário pode retirá-lo do compactador e colocá-lo em uma lixeira para plásticos recicláveis. Segundo a fabricante, o equipamento é eficiente e não libera produtos químicos tóxicos no meio ambiente. No vídeo abaixo você pode ver como a Clear Drop SPC funciona:

Anúncio oficial será feito na CES 2023

A Clear Drop SPC terá como missão ajudar a reduzir a quantidade de plástico solto no mundo. Espera-se que o equipamento ajude a retirar 6,3 bilhões de plásticos macios espalhados ao redor do globo.

O lançamento completo será revelado na CES 2023, em janeiro. Durante o evento, a Clear Drop também vai apresentar a Clear Drop OC, um coletor de resíduos orgânicos que compacta o lixo sem liberar substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X