NVIDIA se pronuncia sobre derretimento de cabos PCIe

NVIDIA se pronuncia sobre derretimento de cabos PCIe

O caso dos conectores de energia 12VHPWR (12+4 pinos) utilizado na série GeForce RTX 40 que derretem tem sido um assunto dominante na editoria de hardware nas últimas semanas. Muitos nomes ligados a indústria, imprensa e consumidores estão se manifestando sobre o tópico, e, finalmente, após uma longa investigação, a NVIDIA divulgou um comunicado oficial sobre o assunto..

Corroborando a conclusão do especialista da Corsair, e também da equipe da GALAX/TecLab, liderado por Ronaldo Buassali, a NVIDIA diz que o problema tem relação com a instalação inadequada do conector. O derretimento, causado pelo superaquecimento, acontece quando a placa de vídeo não é conectada corretamente, ou quando há algum empedimento que interfira na conexão.

O número de casos, segundo a NVIDIA, também é baixíssimo. A companhia fala em 50 pessoas no mundo afetadas pelo problema. De cerca de 125 mil unidades da RTX 4090, vendidas até o momento, o derretimento do conector afetou apenas 0,04% da base instalada da placa que é o carro-chefe da RTX 40.

Em todos os casos investigados, foi observado uma linha de desgaste, claramente visiível, indicando que o cabo não foi totalmente inserido no conector de 16 pinos, pontua a NVIDIA.

A NVIDIA também afirmou que está trabalhando em conjunto com seus parceiros para garantir que todos os consumidores lesados recebam o suporte adequado. “A NVIDIA está comprometida em dar suporte a nossos consumidores e garantir um processo de garantia rápido, independentemente do cabo ou placa usada”.

A nova versão (2.51.0) do famoso GPU-Z, utilizado para a detecção e monitoramento de placas de vídeo, adicionou uma função de monitoramento do consumo de energia do conector 12VHPWR. Com o monitoramento, o software consegue indicar o comportamento nesta linha de energia, verificando como está passando a tensão no VRM (regulador de tensão).

Em uma imagem postada no Twitter, Sasa Marinkovic, diretor de marketing de jogos da AMD, tirou um sarro de leve da NIVIDA e o problema com o derretimento de cabos na RTX 4090. O executivo publicou uma imagem que aparece os dois conectores de 8 pinos da RX Radeon 7900 XT e incluiu a seguinte legenda: fique seguro nestas férias.

 

A PCI-SIG, responsável pela padronização e modificações relacionadas ao barramento PCI e suas variações, está preparando uma modificação para o design do conector 12VHPWR, modificações que passam pelo comprimento do conector, visando impossibilitar que a placa de vídeo funcione caso a conexão entre o cabo e o conector não esteja totalmente fixada.

É esperado que os fabricantes, assim como a própria NVIDIA, enviem adaptadores e conectores revisados aos clientes que já adquiraram o produto antes desta modificação.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X