Epson anuncia que não venderá mais impressoras a laser

Epson anuncia que não venderá mais impressoras a laser

A companhia japonesa Epson é famosa por fabricar impressoras. Dentre os seus produtos de maior impacto estão as impressoras a laser. Impacto comercial e também impacto ambiental. As impressoras a laser são as queridinhas dos escritórios, muito por conta da rapidez de impressão.

No entanto, a Epson anunciou que deixará de comercializar as impressoras a laser em breve. O objetivo por trás disso é justamente diminuir o impacto ambiental de seus produtos. Agora a empresa se focará nas impressoras que utilizam tanque de tinta.

Leia também
Chega ao Brasil a Instax Mini Link 2, impressora de bolso para smartphones
5 notebooks com design estranho (tem até modelo com impressora embutida)

Diminuição do impacto ambiental

A decisão da empresa foi anunciada em uma conferência onde ela revelou novos produtos para escritórios. A Epson reconhece que essa mudança representa “uma mudança significativa na estratégia” da marca. Eles disseram:

O lançamento coincide com a decisão da empresa de fazer a transição total para jato de tinta e encerrar suas vendas e distribuição globais de impressoras a laser até 2026”.

Obviamente que uma decisão desse calibre não foi tomada do dia para a noite. Ano passado a companhia japonesa investiu cerca de 100 bilhões de ienes em inovação sustentável. Ou seja, em estudar maneiras de diminuir o impacto ambiental da empresa. Eles até tentaram descobrir maneiras de dar mais eficiência para as impressoras a laser, mas sem sucesso. Devido a isso, a decisão final foi abrir mão desse mercado.

Menos dióxido de carbono e menos lixo

Olhando sob o aspecto de impacto ambiental, as impressoras a laser são realmente piores. Elas consomem muita energia na hora de fazer o aquecimento para as impressões. As impressoras com tanque de tinta, por sua vez, são mais ecológicas. Além de não precisarem de tanta energia, elas possuem a vantagem de serem recarregáveis.

Em 2019 a Epson publicou um artigo onde explicava as diferenças e as vantagens entre as duas tecnologias. A empresa disse que as impressoras que usam tinta produzem 85% menos dióxido de carbono do que as impressoras a laser.

Outro benefício é que as impressoras com tanque de tinta geram menos lixo, já que o usuário só precisa comprar os insumos para encher o tanque. As impressoras a laser, por sua vez, exigem que o usuário compre um novo toner com certa frequência.

Em termos de geração de resíduos, as impressoras jato de tinta Epson vêm com menos componentes que precisam ser substituídos, tornando sua operação mais conveniente, pois requer apenas a troca de tinta e caixa de tinta residual versus toner, tambor, revelador, fusores e mais componentes para modelos a laser. Este não é um pequeno detalhe, pois – com até 59% menos peças de reposição em comparação com as impressoras a laser – resulta em uma redução significativa do impacto no meio ambiente durante a vida útil de uma impressora.

Realmente, é uma diferença absurda!

Nova linha de impressoras da Epson

Não há dúvidas de que as impressoras com tanque de tinta são a melhor opção para usuários domésticos. O meu irmão, por exemplo, adquiriu uma impressora da Canon com tanque de tinta em abril de 2020. Até hoje ele só precisou encher o tanque uma única vez.

Porém, a situação muda um pouco quando falamos em escritórios, especialmente os com muitos funcionários. A demanda por impressões é grande e os modelos com tanque de tinta são bem mais lentos. Nesse ponto, as impressoras a laser ganham de lavada.

Mas a Epson já está pensando nesse público. No mesmo evento a empresa anunciou a linha WorkForce Enterprise AM. São impressoras com tanque de tinta e que possuem uma velocidade de impressão de 40 a 60 folhas por minuto.

Fontes: Epson

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X