Extensões do Chrome podem ter roubado dados de 1,4 milhão de usuários

Por: Rodolfo

Pesquisadores da McAfee descobriram extensões do Google Chrome que roubam a atividade de navegação dos usuários. Um total de cinco dessas extensões teriam sido encontradas.

Estamos falando das seguintes extensões: Netflix Party, Netflix Party 2, FlipShope, AutoBuy Flash Sales e uma extensão que permite fazer uma captura de tela. O Netflix Party tem o maior número de downloads com 800 mil, enquanto o AutoBuy Flash Sales tem o menor número com 20 mil.

 

  • Netflix Party (mmnbenehknklpbendgmgngeaignppnbe) — 800,000 downloads
  • Netflix Party 2 (flijfnhifgdcbhglkneplegafminjnhn) — 300,000 downloads
  • Full Page Screenshot Capture — Screenshotting (pojgkmkfincpdkdgjepkmdekcahmckjp) — 200,000 downloads
  • FlipShope — Price Tracker Extension (adikhbfjdbjkhelbdnffogkobkekkkej) — 80,000 downloads
  • AutoBuy Flash Sales (gbnahglfafmhaehbdmjedfhdmimjcbed) — 20,000 downloads

Essas extensões podem detectar e rastrear quando um usuário abre sites em seu navegador. Neste caso, o cookie criado pelo visitante é alterado. As extensões executam um script multifuncional que é passado para os golpistas.

Embora as extensões do Netflix Party tenham sido removidas, as de captura de tela e rastreador de preços ainda estão disponíveis na Chrome Web Store.

Para evitar serem detectadas, algumas das extensões não ativarão sua atividade de rastreamento maliciosa até 15 dias após a instalação pelo alvo. Caso você tenha alguma dessa extensão em seu navegador, remova agora mesmo.

Fonte: DigitalTrends

Sobre o Autor

Redes Sociais: