Após quatro anos, o lendário Winamp ganha uma nova versão

Após quatro anos, o lendário Winamp ganha uma nova versão

O Winamp finalmente ganhou uma versão estável para quem quiser matar as saudades e alimentar a nostalgia desse programa que fez tanto sucesso há alguns anos. Entre as melhorias da nova versão está, principalmente, a compatibilidade com o Windows 11, a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Descubra o que mais o Winamp ganhou de novo e melhorou na nova versão 5.9.

Leia também:

Google Meet permitirá ver vídeos, ouvir música e jogar com amigos nas chamadas
Os 5 melhores apps para fazer vídeos com fotos e música

Versão estável do Winamp

Winamp

Houve um tempo em que o Winamp estava presente em praticamente todos os computadores, principalmente de quem gostava de ouvir música pelo aparelho. Ele já teve o título de player de MP3 mais popular do mundo devido a sua usabilidade fácil, skins bonitas, animações e o média player moderno.

Porém, com a venda da empresa para outros donos, essas melhorias começaram a estagnar. Chegou um ponto em que o programa começou a ficar para trás, não trazendo nenhum tipo de modernidade, o que culminou no seu fim. A última versão lançada nesse período foi a 5.666 em 2013.

Mas pelo visto nem tudo está acabado. Em outubro de 2018 uma nova versão do Winamp vazou na internet, embora se tratasse apenas de uma versão beta e não estável. Agora, quase 4 anos depois, essa versão estável finalmente foi lançada, a 5.9.

Novidades da nova versão

Winamp

Em nota, a empresa revelou que essa nova versão é o “ápice de 4 anos de trabalho desde o lançamento do 5.8. Duas equipes de desenvolvimento e um período de hiato induzido pela pandemia”. Ele chegou como Winamp 5.9 Final Build 9999.

Uma das principais novidades é que ela torna o programa compatível com o Windows 11, o novo sistema operacional da Microsoft, porém não se limita a isso. Entre outras novidades chega também a portabilidade do programa que sai do Visual Studio 2008 para o Visual Studio 2019.

Para evitar qualquer tipo de problemas com plug-ins, o próprio instalador do Winamp já identifica quais os arquivos que serão necessários para rodar no aparelho e solicita que o usuário conceda a instalação dos mesmos.

Outras novidades são a reprodução de fluxos HTTPS://, reprodução em alta resolução, novo diretório para podcast, entre outras. Além disso, a novidade também traz algumas correções para bugs encontrados na versão anterior e promete melhorias para a próxima atualização, que será a 5.9.1.

Entre os bugs corrigidos estão os que apareciam na caixa de diálogo Sobre, Milkdrop, Editor AVS, entre outros. Eles também declararam o formado VP3 obsoleto, já que não conseguiram encontrar o código-fonte.

Já para a próxima atualização, eles prometem:

  • Adicionar suporte nativo para mais formatos (por exemplo, opus, ogv/ogm, TS, dash/iso6, H.265, HLS, VP9, ??etc.)
  • Substituição de recursos antigos do Gracenote (CDDB, Autotag , etc) com, por exemplo, MusicBrainz ou MusicStory
  • Talvez restaurar um serviço NowPlaying funcional
  • Adicionar mais serviços padrão para visualização ml_online (Lyrics, Jamendo, Hotmix, YT, Bandcamp, Spotify, etc.) ?
  • Mais multithreading e caixas de diálogo de progresso para recursos “Enviar para” (por exemplo, enviar visualização ML grande para uma lista de reprodução)
  • Configuração para in_mod e out_wasapi

Por fim, em termos visuais não existem muitas modificações, então a sensação de nostalgia ainda está garantida. Se você se interessou e quer baixar o Winamp em seu computador, é possível acessar o link para download através da página oficial do programa, clicando aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X