Quase metade dos smartphones vendidos na América Latina são da Samsung

Quase metade dos smartphones vendidos na América Latina são da Samsung

Segundo os dados mais recentes de análise de mercado da Counterpoint Research, a Samsung aumentou sua liderança em relação ao volume total de vendas de smartpphones na América Latina entre o segundo trimestre de 2021 e 2022.

A quota de mercado da gigante sul-coreana passou de 34.8% para 43.5%. Quase metade dos smartphones vendidos na América Latina pertencem a Samsung, player com um cardápio bem mais variados, preenchendo diversas faixas de preço, quando comparado a Apple, por exemplo, que na América Latina detém apenas 4,9% de quota de mercado.

Globalmente, Samsung e Apple ocupam, respectivamente, a primeira e segunda posição entre as empresas que mais vendem smartphones.

Divisão global do mercado de smartphones, dados da IDC referente ao segundo trimestre de 2022

Na segunda posição, entre os líderes de venda de smartphones na América Latina, aparece a Motorola, que sofreu uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, saindo de 20.9% para 19.6%. A Xiaomi vem logo em seguida (passou de 10.7% para 14%), a já mencionada Apple (saltou de 3.6% para 4,9%) e Oppo (caiu de 3% para 2.2%). Outros fabricantes representam 15.7% da concorrida fatia do mercado de smartphones.

Além de permanecer na liderança da região em volume de vendas, a Samsung foi a única que conseguiu dar um salto percentual de mercado representativo entre o período analisado em 2021 e 2022.

No caso da vice-líder, a Motorola, a Counterpoint Research pontua que a escassez de suprimentos impactou as remessas da Motorola durante boa parte do primeiro trimestre de 2022. A partir do segundo trimestre, a empresa aumentou as remessas e lançou modelos de baixo preço na região, o que levou a vendas mais altas, apesar da demanda mais lenta do consumidor.

É interessante também observar a retração da categoria “outros” entre 2021 e 2022. A participação de fabricantes menos expressivos em vendas passou de 27% no segundo trimestre de 2021 para 15.7% no mesmo período de 2022. A Counterpoint Research destaca que ações mais agressivas por parte dos players maiores, como promoções, explicam esse momento desfavorável aos demais concorrentes do mercado de smartphones.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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