NVIDIA e AMD irão reduzir consideravelmente o preço de algumas placas de vídeo

NVIDIA e AMD irão reduzir consideravelmente o preço de algumas placas de vídeo

Os dois grandes players no segmento de placas de vídeo, NVIDIA e AMD, estão preparando um corte de preço significativo em algumas de suas placas de vídeo. Essa tendência que a NVIDIA já vem fazendo há algum tempo também vai ser aplicada pela AMD, informa algumas fontes do mercado ouvidas pelo My Drives.

No caso da NVIDIA, essa ação de cortar o preço das placas, segundo as fontes consultadas, será realmente de impacto, já que a companhia, alinhada com os fornecedores e demais parceiros, tem o objetivo de desafogar o estoque da linha RTX 3000, abrindo espaço para a próxima geração, a RTX 4000, que deve ser anunciada em setembro.

Segundo os rumores mais recentes, apenas a RTX 4090 será lançada ainda este ano, enquanto a RTX 4080 e RTX 4070 aparecerão apenas no início de 2023. Essa estratégia estaria alinhada com o que a AMD pode fazer com GPUs baseadas em RDNA 3. É provável que a AMD lance apenas a RX 7900 XT este ano, e deixe outras opções, como a RX 7700 XT e RX 7800 XT, para 2023.

A NVIDIA também estaria comprometida em oferecer uma redução no preço sugerido maior do que a AMD oferecerá para sua linha RX 6000.

Vale recordar que no relatório financeiro do segundo trimestre fiscal, o CEO da NVIDIA,  Jensen Huang, deixou bem claro que aconteceu um declínio significativo nas vendas de suas placas de vídeo, causando um grande impacto na divisão gaming da companhia, principal pilar da gigante das GeForce. Huang também declarou estar tomando medidas com os parceiros do segmento gaming para ajustar os preços e os canais de estoque.

Essas movimentações dos bastidores estão totalmente relacionadas com essa queda constante no preço das placas de vídeo, impulsionadas pela mudança radical que o mercado de criptomoeadas enfrenta atualmente. Fontes taiwanesas ouvidas pelo DigiTimes prevem que a remessa global de GPUs deve cair 50% este ano. 

Você também deve ler!

Quais são os riscos de comprar uma placa de vídeo que foi usada para mineração?

Placa de vídeo Intel Arc A380 entra em pré-venda no Brasil; confira o preço

A previsão é que esse novo corte de preços, com mais impacto nos modelos de alto desempenho, deve entrar em vigor a partir do final de agosto. Infelizmente, mudanças tão radicais de preços no segmento internacional não costumam se refletir em uma queda tão significativa quando trazemos a discussão para o mercado brasileiro, no entanto, a tendência de reaproximação do preço ideal para diversas placas deve continuar.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X