Mais 3 capitais recebem cobertura 5G da Claro, TIM e Vivo

Mais 3 capitais recebem cobertura 5G da Claro, TIM e Vivo

Nesta terça-feira (16) mais três capitais passaram a contar com conexão 5G das principais operadoras do país. São elas: Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). As operadoras Claro, TIM e Vivo já ativaram as antenas da rede 5G nestas capitais. No entanto, é preciso se atentar aos bairros, já que a cobertura ainda não é 100%.

Vou usar como exemplo apenas a cidade de Curitiba. Os clientes da TIM na capital paranaense poderão aproveitar o 5G em todos os bairros. Já os clientes da Claro só vão poder usar a internet móvel de alta velocidade em 6 bairros.

Outra particularidade do 5G das operadoras brasileiras é a nomenclatura. A Claro decidiu chamar de 5G+, enquanto que as outras duas chama apenas de 5G mesmo. Apesar do “Plus” no nome, a tecnologia e os padrões utilizados pela Claro são os mesmos de suas concorrentes.

Leia também
O que é internet 5G?
Como funciona o teste de velocidade da internet? 4 opções de velocímetro para você conhecer

Expansão do 5G no Brasil

5G no brasil

Com a adição destas três capitais com cobertura de rede 5G, o Brasil chega a 8 cidades com 5G liberado. Veja a lista: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Para este mês de agosto ainda estão previstas a chegada do 5G puro em outras quatro capitais: Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória. Para as outras 15 capitais a cobertura para redes 5G deve ser liberada até o dia 27 de outubro. Esta é a data limite para a liberação da rede 5G em todas as capitais brasileiras.

A demora para a implantação do 5G no Brasil se deve a alguns fatores. Dentre eles está a interferência na frequência de 3,5 GHz. Essa frequência era antes utilizada para TV aberta via satélite (TVRO). Para que o 5G funcione corretamente, é preciso eliminar essas fontes de interferência. Quem assiste TV aberta por satélite precisa trocar a antena e o receptor por novos modelos.

Entendendo o 5G brasileiro

A internet 5G no Brasil é dividida em duas categorias:

  • 5G NSA (Non-Standalone)
  • 5G SA (Standalone)

5g no brasil

O 5G NSA compartilha o núcleo de rede e toda a infraestrutura com a rede 4G. O 5G SA, por sua vez, possui antenas e equipamentos que são dedicados apenas à quinta geração de redes móveis.

Por enquanto, o 5G NSA é o mais utilizado no Brasil devido à sua compatibilidade. Ele é compatível com todas as operadoras e com todos os celulares com suporte a 5G. Além disso, não é preciso trocar de chip ou trocar de plano. Basicamente, se o seu celular suporta o 5G e você está em uma cidade com cobertura, você vai usar o 5G NSA.

O 5G SA, por sua vez, possui uma série de particularidades. A começar que este é o padrão adotado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). E a depender da operadora você deverá trocar o chip e/ou assinar um plano específico.

Na Claro, por exemplo, você deve trocar o chip para um compatível com o 5G SA e aderir a um plano pós-pago específico. Na Vivo você pode usar o 5G com qualquer plano, mas precisa também comprar um chip compatível. Na TIM você pode usar qualquer chip, mas precisa ativar o pacote 5G no app Meu TIM. Este pacote é exclusivo para clientes de planos pós-pagos.

Outro impeditivo para a popularização do 5G SA é que, até o momento, poucos smartphones são compatíveis com a tecnologia. Apenas os modelos topo de linha mais recentes, como os iPhones e Galaxy S22. Mesmo assim, a fabricante precisa liberar uma atualização de software para que o 5G SA funcione no aparelho.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X