Empresas brasileiras que vendem likes e seguidores são processadas pela Meta

Empresas brasileiras que vendem likes e seguidores são processadas pela Meta

No Brasil, o Instagram virou uma importante ferramenta comercial para marcas, empresas e influenciadores. No entanto, neste meio, tamanho é mais do que documento. É quase que uma garantia de ter bons contratos fechados e uma alta visibilidade.

Porém, algumas empresas usam de práticas questionáveis para inflar os números de seguidores e curtidas. E, pela primeira vez, estas empresas estão sendo processadas pela Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Leia também
Como fazer avatar 3D para o Instagram
Como fixar posts no Instagram

Meta declara guerra a perfis que vendem engajamento

Pelo menos duas empresas viraram alvos do setor jurídico de Mark Zuckerberg. A MGM Marketing Digital LTDA e a Igoo Networks Eirele Me praticavam o que é chamado de “fazenda de cliques”. Na prática, elas vendiam seguidores, curtidas e visualizações nos stories para outros perfis. E essa prática é claramente proibida pelos Termos de Uso da rede social.

As empresas acima mencionadas atuavam no mercado com os nomes de “InstaBrasil”, “Seguidoresgram”, “InstaCurtidas”, “SMM Revendas” e “Seguidores Brasil”. Para piorar a situação das empresas, alguns dos serviços também pediam os dados para login nos perfis do Instagram. Compartilhar o seu login com terceiros também é proibido pela plataforma.

Os processos impetrados pela Meta estão sendo executados em São Paulo, pela 1ª e 2ª Varas Empresarial de Conflitos de Arbitragem. O juiz responsável pelo caso, Luis Felipe Ferrari Bedendi, disse que as alegações são graves. Ele deu 5 dias para a MGM Marketing Digital LTDA e a Igoo Networks Eirele Me se manifestarem sobre o caso.

Além disso, mais de 40 empresas brasileiras foram notificadas pela Meta devido ao mesmo problema. Além disso, as contas que vendem engajamento falso no Instagram estão sendo desativadas sem aviso prévio.

Falsa sensação de engajamento

Exibir números grandes no contador de seguidores e curtidas é um sonho para muitas marcas, influenciadores e empresas de todos os tamanhos. E, de fato, atingir grandes números em redes sociais como Instagram e TikTok pode trazer uma grande quantidade de dinheiro para qualquer empresa. Mas desde que esse engajamento seja conquistado de forma honesta.

Quando você compra seguidores, curtidas e visualizações, está apenas aumentando artificialmente esses números. A empresa que vende tal serviço pode até dizer que são seguidores reais, brasileiros e interessados no produto. Mas é tudo mentira. Nem tem como garantir isso. O que você estará comprando, na verdade, são visualizações e engajamento de bots e contas fakes.

A receita para se ter uma grande quantidade de seguidores engajados é só uma: produzir conteúdo de qualidade de maneira constante por um longo período. Mas isso demanda uma enorme quantidade de tempo, esforço, trabalho e dedicação. Não é para qualquer um.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X