Preço das placas de vídeo pode disparar (novamente) em breve

Preço das placas de vídeo pode disparar (novamente) em breve

O perfil no Twitter I_Leak_VN, conhecido pelo vazamento de informações relacionadas ao segmento de hardware e tecnologia em geral, compartilhou uma nova posição sobre uma possível mudança que poderia acontecer em breve no mercado de placas de vídeo. Citando como fontes fabricantes e distribuidores, o insider diz que o preço das placas de vídeo pode disparar novamente em breve.

Segundo as fontes ouvidas pelo dono do perfil no Twitter, dois motivos estariam impulsionando essa nova fase de disparada de preços: o crescimento momentâneo do valor da criptomoeda Ethereum e fato que as empresas não querem vender por um preço mais baixo do que está no momento e aumentar a produção.

Em relação a altcoin Ethereum, responsável direta por impulsionar uma corrida desenfreada por placas de vídeo nos últimos anos, e contribuiu para um desequilíbrio total do mercado, está rolando uma valorização pontual representativa. No dia 13 de julho, por exemplo, a cripto era negociada por US$ 1.019. Nesta segunda-feira (18), no momento de checagem para esta matéria, o valor estava em US$ 1.475. Salto de 48,46% comparado ao mês anterior.

A própria dificuldade de mineração de Ethereum também alcançou recentemente níveis um pouco mais baixos, em termos de hash rate. Lembrando que a mineração de Ethereum como conhecemos hoje, altamente dependente do poder computacional, e essa forma descentralizada, permitindo que rigs de mineração com placas de vídeo sejam suficientes para mineração, tem prazo de validade.

Graças a atualização, batizada de The Merge, apontada como o update mais importante da história do protocolo, o processo para obter esta altcoin será alterado. A transição do mecanismo de consenso prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS). Essa troca dará início ao Ethereum 2.0. Como essa transição ainda não foi concluída, aliado a alta dos preços recentes, pode ser que estamos diante de um novo boom por placas de vídeo que podem ser usadas para mineração.

A data prevista para essa o processo das tratativas sobre a transição está agendado para 19 de setembro.  O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, disse que é possível que a fusão seja adiada para outubro ou para o final do ano, caso sujam erros

Com o PoS há uma exigência de validação na rede, não mineração, portanto, a procura por placas de vídeo para esta finalidade, no caso da Ethereum, perderá o sentido. Essa mudança reduzirá as demandas de energia e as emissões de carbono em 99,95%, segundo a Ethereum Foundation. O modelo anterior, baseado em “mineração tradicional”, será mantido numa outra versão da Ethereum, a Classic

Assim como sua versão mais famosa, o preço da Ethereum Classic disparou. Aumento de 66% no valor no último mês e 51% apenas esta semana. A valorização pode tornar a Ethereum Classic uma alternativa viável para que os mineradores sigam usando seus rigs.

Você também deve ler!

Quais são os riscos de comprar uma placa de vídeo que foi usada para mineração?

Preços das placas de vídeo usadas em mineração despencam: redução de 50%

Outro insider do Twitter, que atende pelo perfil _rogame, disse que vê muitas pessoas de tecnologia recomendando esperar pelas GPUs da próxima geração em vez de comprar a geração atual, isso faz, na visão dele, sentir como se tivéssemos perdido de vista o que é importante. Uma GPU é uma ferramenta. Se você precisa de uma GPU e conseguiu encontrar um bom negócio, compre e aproveite. Seu tempo é mais importante”, completou. 

Além das placas de vídeo, a perspectiva de preços não é nada animadora para outro componente que o público gamer e aqueles que lidam com produtividade sempre estão de olho. O processador. A Intel já avisou que irá aumentar o preço dos seus chips. A empresa utilizou como justificativa os altos custos relacionados à produção e compra de materiais. O aumento pode ser na ordem de 10% a 20%, dependendo do caso.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X