Google Maps ganha novidades como visão em 3D de grandes cidades

Por: Larissa Ximenes

O Google anunciou que seu aplicativo Google Maps já está ganhando 3 novos recursos, sendo um deles a chegada de uma visualização tridimensional em miniatura de pontos turísticos de algumas cidades grandes e famosas pelo mundo.

Além disso, o aplicativo também ganha uma sessão dedicada especialmente aos ciclistas, trazendo mais informações sobre melhores trajetos com ciclovias e até mesmo dados sobre o tráfego de carros. Por fim, o aplicativo ganha ainda novas notificações de compartilhamento de localização.

Leia também:

TikTok e Instagram estão se tornando concorrentes do Google Maps
Google libera comandos de voz para o Maps durante navegação

Miniaturas em 3D de grandes cidades no Google Maps

Essa função já tinha sido apresentada pela empresa em maio durante a Google I/O e finalmente começa a ser liberada para os usuários. Chamada de “Visualização Imersiva”, ela apresenta algumas miniaturas em 3D de cidades famosas no mundo todo, como se fosse uma maquete tridimensional mais realista.

Atualmente estão adicionadas mais de 100 localidades de cidades como Londres, San Francisco, Barcelona, Nova York e Tóquio. Porém a empresa prometeu ir adicionando mais localidades com o passar do tempo. O recurso será encontrado na sessão “Fotos” de cada ponto turístico.

A nova função é interessante, já que traz uma forma diferenciada de interagir virtualmente com um local, seja para conhecer um pouco mais sobre ele sem sair de casa ou até mesmo ter uma ideia do que vai encontrar em caso de viagens a turismo. Para isso, a empresa reforçou que essas miniaturas contam com riquezas de detalhes e um visual mais realista.

Inclusive, esse é um dos pontos que a empresa apostou para ter uma vantagem em relação ao Apple Maps, que desde o ano passado já apresenta algumas versões de miniaturas de pontos turísticos.

Mais informações para ciclistas e sobre compartilhamento de localização

A segunda novidade do Maps é que ele ganha melhorias na aba dedicada para os ciclistas, com trajetos de bicicleta e com mais informações. Entre elas, estarão por exemplo a inclinação de cada rota, se existem escadas no caminho, como está o tráfego de carros e a quantidade de ciclofaixas.

Além disso, ele também indicará qual é o tipo de estrada que o ciclista encontrará pela frente, se é uma via local, se é estrada, entre outras. Isso é importante porque muitas pessoas que pedalam evitam rotas que passam carros em alta velocidade.

Por fim, o Google também revelou que seu aplicativo de mapas já permite que o usuário possa receber notificações a respeito do compartilhamento de rotas com amigos e família. O objetivo é que, quando alguém compartilhe uma rota com o usuário, ele receba uma notificação avisando assim que a pessoa chegar no destino informado.

Isso pode ser importante para saber se alguém chegou bem em casa, por exemplo, ou até mesmo em caso de encontros, para saber se a pessoa já está no local a sua espera. Para ativar essa opção, basta tocar em “Adicionar” que ficará na nova sessão de “Notificações” que aparecerá quando alguém compartilhar uma localização com você.

Disponibilidade das novidades

De acordo com a postagem da empresa, os recursos de miniatura em 3D das cidades e de notificações de compartilhamento já estão sendo distribuídos globalmente para todos no Android, iOS e desktop, então deve chegar nos próximos dias. Já a função com informações de rotas para ciclistas só começará a ser liberada nas “próximas semanas” e em cidades selecionadas.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Redes Sociais: