Google Chrome: em breve nova função alertará quando você criar uma senha fraca

Google Chrome: em breve nova função alertará quando você criar uma senha fraca

Os desenvolvedores do navegador Google Chrome estão trabalhando em uma nova funcionalidade. Ao que tudo indica, em breve o navegador irá indicar a “força da senha”, mostrando se ela é forte ou fraca. A informação foi revelada pelo usuário Leopeva64 no Twitter.

As senhas são muito presentes em nossa vida. Precisamos dela para acessar uma série de serviços, tais como e-mail, redes sociais, plataformas de streaming, apps de bancos, etc. Como é muito difícil criar e se lembrar de tantas senhas, a maioria das pessoas acaba por usar a mesma senha em todos os serviços. E isso é um grande risco de segurança.

Leia também
Como criar uma senha realmente segura
Os cinco melhores aplicativos autenticadores de senhas

Portanto, o cenário ideal é usar uma senha diferente para cada serviço. Mas não só isso. É importante criar uma senha forte. E é aqui onde o Google Chrome pretende entrar.

Como funcionará a novidade?

gerenciadores de senha

O Leopeva64 publicou em seu perfil no Twitter um link para o Chromium Gerrit. Trata-se de uma plataforma para a comunidade discutir sobre mudanças no código do Chromium, que é o motor base para o Chrome e outros navegadores. Nesse link eles estão falando justamente sobre a função “password strength indicator”, ou indicador de força de senha, em tradução literal.

Entretanto, ainda não sabemos como essa funcionalidade será implementada no navegador do Google. Provavelmente seja de uma maneira similar a programas como 1Password e LastPass, que são gerenciadores de senhas bem famosos. Ao criar senhas nesses serviços, eles indicam se ela é forte ou fraca através de cores. Funciona assim:

  • Cor verde: senha forte;
  • Cor amarela ou laranja: senha intermediária;
  • Cor vermelha: senha fraca.

Portanto, é bem provável que o Google Chrome use o mesmo esquema para indicar a força da senha. Mas lembrando, isso é apenas um palpite.

Quando vai chegar?

Infelizmente, ainda não há nenhuma previsão para a implementação deste recurso. Mas pela conversa entre os desenvolvedores podemos imaginar que não vai demorar.

Além disso, é provável que o indicador de força de senha seja liberado para todas as versões do navegador: Windows, Linux, macOS e Chrome OS. O mesmo vale para os aplicativos para celulares Android e iOS. Talvez a novidade não chegue para todas as plataformas ao mesmo tempo. A liberação pode ser gradual. Primeiro para desktop e depois para smartphones, por exemplo.

Dicas para criar uma senha forte

Senha forte

Aproveitando o assunto, aqui vão algumas dicas para você criar uma senha forte:

  • Esqueça as senhas óbvias, como “123456”, “qwerty”, “password” e até “******”;
  • Esqueça também combinações que envolvam o seu nome ou a data de nascimento (sua ou de algum parente próximo);
  • Procure criar senhas longas, com mais de 15 caracteres;
  • Misture letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, como @ e &;
  • Use um bom gerenciador de senhas para guardar todas elas para você.

É isso! Seguindo essas dicas suas senhas serão praticamente invioláveis por mecanismos de força bruta ou engenharia social.

Fonte: 9to5Google

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X