Este cooler gigante para SSD promete reduzir a temperatura em mais de 50%

Este cooler gigante para SSD promete reduzir a temperatura em mais de 50%

Com a transição dos SSDs baseados em AHCI para o PCIe NVMe tivemos dois fatores que são um consenso: o aumento na performance e temperaturas mais elevadas. E também é um consenso que com temperaturas mais altas flertarmos com quedas no desempenho.

A situação ficará ainda mais crítica com a transição para SSDs NVMe baseados em PCIe 5.0. Recentemente Sebastien Jean, diretor técnico da Phison, declarou que SSDs PCIe 5.0 vão aquecer tanto que alguns modelos precisarão de resfriamento ativo.

Para manter a situação sob um controle razoável, muitos SSDs NVMe apostam em soluções de dissipação. Ou até mesmo os fabricantes de placas-mãe trazem integrado dissipadores voltados especialmente para a área em que a unidade de estado sólido ficará acomodada.

Evidentemente os usuários também podem adicionar algum elemento de dissipação para modelos não oferecem. Um exemplo recente e bem curioso é o M.2 Three da chinesa JuiShark. Ao invés de uma solução em dissipação passiva, seguindo a fórmula de uma chapa adicionada sobre o SSD, este cooler lembra um air cooler em torre para CPU. Esta solução de armazenamento é voltada aos SSDs M.2 2280.

O JuiShark M.2 Three é composto por um bloco em alumínio com 27 aletas, que atua como um dissipador passivo, uma ventoinha adicional de 60 mm com 8 pás que pode ser instalada em qualquer um dos lados do bloco e funciona em até 3.000 RPM e entrega até 14 CFM e ruído máximo de 25,4 dBa.

Há também um het-pipe de 10mm, que atravessa o bloco de dissipação. O cooler tem 82 mm de altura, 35,5mm de largura, 74,5 mm de comprimento e pesa 113 gramas. A base de alumínio é pré-revestida com pasta térmica. A JuiShark explica que tanto a base quanto o tubo de calor são retificados por máquina CNC para obter melhor eficiência de condução de calor.

Em testes conduzidos pela própria JuiShark, a companhia mostrou que consegue reduzir a temperatura do SSD em até 50%. O modelo usado como referência foi o SSD Samsung 980 Pro de 500GB. A temperatura ambiente em que os testes foram realizados era de 25ºC.

Sem nenhum elemento de dissipação, o Samsuing 980 Pro registou 71ºC em seus chips de memória e 92ºC no controlador. Com o JuiShark instalado, sem a ventoinha em funcionamento, a temperatura foi reduzida para 49ºC na NAND e 57ºC na controladora. No melhor cenário, com o cooler instalado com o fan, as temperaturas registradas foram as seguintes: 33ºC e 40ºC.

Preço e disponibilidade

O JuiShark M.2 Three já está disponível na China pelo equivalente a US$ 13,30 (R$ 72, em conversão direta).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X