Coleta de dados? Escolas da Holanda vão proibir o uso do navegador Google Chrome

Coleta de dados? Escolas da Holanda vão proibir o uso do navegador Google Chrome

O Google sempre foi acusado de coleta de dados de seus usuários em todo o mundo de tempos em tempos. Por esse motivo, o governo holandês decidiu limitar o uso do Google Chrome e do Chrome OS devido a problemas de privacidade de dados dos seus alunos.

O Google Chrome não foi banido, no entanto, de acordo com as informações, as autoridades locais tomaram a decisão de limitar o uso do navegador Chrome e do sistema operacional Chrome OS nas escolas até pelo menos o segundo semestre de 2023. 

A restrição inclui o uso de vários serviços como tradução automática de sites e verificação ortográfica, que permite a transferência de informações para fora da Europa. Além disso, os armazenamentos de dados dos alunos no Google Cloud estão localizados na Europa e os usuários não devem ter a capacidade de alterar as configurações. Por fim, a personalização de anúncios deve ser desativada por padrão e as restrições também serão aplicadas ao YouTube e ao mecanismo de pesquisa do Google.

Existem muitos motivos da Holanda fazer isso, incluindo a grande quantidade de dados coletados sobre alunos e compartilhados com anunciantes parceiros, e falta de transparência sobre onde os dados estão realmente disponíveis.

Os ministros que assinaram o apelo aos legisladores locais, declaram a necessidade de tomar medidas de segurança ao usar os produtos do Google mencionados. Eles também observaram que já realizaram reuniões com representantes de gigantes da tecnologia, incluindo Google, Microsoft e Zoom, sobre a proteção de dados e a necessidade de aumentar a transparência no uso das informações do usuário em seus produtos. 

Até agosto de 2023, as escolas ainda poderão usar as versões existentes do Chrome e Chrome OS.

Fonte: Gizchina

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X