Arm apresenta sua nova GPU com suporte para Ray-Tracing nos smartphones

Por: Rodolfo

A Arm apresentou recentemente a ‘Immortalis-G715’, sua nova GPU. A empresa seguirá a concorrência com uma nova linha de GPUs projetada para smartphones premium que traz suporte para Ray-Tracing. 

Embora isso ainda não seja explorado por jogos para dispositivos móveis, mais GPUs com suporte para ray-tracing estão surgindo. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que surjam jogos para celular com gráficos semelhantes aos dos consoles.

A Immortalis-G715 é a primeira GPU da Arm a ter aceleração via hardware para ray tracing. A Mali-G710 do ano passado foi capaz de fazer isso via software, mas o suporte via hardware é o que realmente importa. Ele ocupa apenas 4% do núcleo do shader e melhora o desempenho em mais de 300%. 

Abaixo está uma demonstração que mostra as melhorias de qualidade dos gráficos do jogo. Os usuários podem esperar que o ray tracing alcance o segmento móvel nos próximos anos. Os primeiros chipsets com a Immortalis-G715 aparecerão no início de 2023.

Como a Samsung parece estar aderindo à AMD e a Qualcomm tem sua própria GPU Adreno, a MediaTek pode desempenhar um grande papel para popularizar o Immortalis-G715. Afinal, seus principais SoCs estão usando GPUs da Arm. A fabricante de chips taiwanesa foi ao Twitter para parabenizar a empresa.

 

A empresa também apresentou a GPU Mali-G715, bem como uma GPU Mali-G615. A principal diferença entre os dois é o número de núcleos. O G615 tem até seis, enquanto o G715 tem variantes com 7 a 9 núcleos. A Immortalis-G715 tem 10 ou mais núcleos.

Todas as três novas GPUs suportam Variable Rate Shading (VRS). Ele permite que os desenvolvedores de jogos digam à GPU onde concentrar seus esforços, renderizando as coisas em resolução máxima. Quando feito corretamente, o jogo parece o mesmo para o jogador. No entanto, a taxa de quadros pode aumentar em até 40%. Isso pode reduzir significativamente o uso de bateria dos smartphones.

Fonte: Gizchina

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