Spotify começa a testar nova função de karaokê

Por: Larissa Ximenes

O Spotify já está começando a testar uma nova função chamada de Sing Along que traz ferramentas para transformar as músicas do streaming em um divertido karaokê. A novidade já apareceu para alguns usuários, mas ainda não foi lançada oficialmente.

Entenda como ela vai funcionar, como acionar e se o recurso deverá chegar no Brasil.

Leia também:

Spotify lança Netflix Hub com trilha sonora das séries
Spotify começa a testar feed no estilo TikTok para podcasts

Cante Junto com o karaokê do Spotify

A nova função foi vista e postada em um usuário no famoso Fórum Reddit, onde ele acabou compartilhando até mesmo algumas supostas imagens do recurso. Pelo que é possível observar a função se chamará “Sing Along”, ou “Cante Junto” em tradução direta.

Por enquanto o Spotify ainda não confirmou nada a respeito, então o novo karaokê do aplicativo está sendo considerado um rumor. Segundo o portal Music Radar, quem já está conseguindo ter acesso a nova ferramenta consegue fazer isso através do menu de funções experimentais do Spotify para o Mac da Apple.

Inclusive alguns sites já anunciaram que a atualização com o karaokê já está disponível para mais pessoas, embora aqui no Brasil ainda não tenha relatos de que tenha chegado por enquanto.

Como vai funcionar o recurso?

De acordo com os rumores já compartilhados na internet, o Sing Along, ou karaokê do Spotify, poderá ser ativado ao rolar a tela para baixo e escolher a opção Sing que vai aparecer ao final. De acordo com os prints compartilhados, o aplicativo ainda vai oferecer 3 opções, a “Off”, “More Vocal” e “Less Vocal”, que provavelmente vai medir a intensidade das vozes originais da música.

Ao final do karaokê, o aplicativo ainda vai fornecer uma nota para mostrar o nível de precisão da cantoria.

A novidade acabou ganhando bastante destaque nas redes sociais, inclusive no Twitter, e os brasileiros já estão bem ansiosos com a chegada. Infelizmente ainda não dá para saber quando isso vai acontecer, mas se ela virar mesmo uma função oficial do aplicativo, não vai demorar para que isso aconteça.

Spotify já tinha registrado patente da função

O rumor de que o Spotify vai adicionar uma função de karaokê se intensifica ainda mais porque há cerca de um ano, a empresa já tinha registrado um pedido de patente para um “sistema de processamento de consultas de karaokê”.

O pedido foi registrado em junho do ano passado e, de acordo com ele, esse sistema teria a capacidade de combinar clipes de áudio de músicas junto de versões instrumentais para garantir uma faixa de apoio para a cantoria.

Além disso, a patente ainda trazia uma ferramenta que seria capaz de reconhecer a música que o usuário está cantando de acordo com a tonalidade de o ritmo e então ofereceria uma versão instrumental dela.

“Há uma necessidade de um sistema de karaokê que seja capaz de determinar a música desejada pelo usuário para uma apresentação de karaokê, mesmo que o usuário não se lembre do nome da música ou de quaisquer outros atributos da música, exceto pela melodia de a música (…) O processo de correspondência inclui comparar pelo menos uma parte do clipe de áudio a uma pluralidade de faixas de áudio de referência e identificar, com base na comparação, a primeira parte de uma faixa de referência particular que corresponde à amostra de áudio.”

Obviamente de um ano para cá as coisas podem ter mudado de figura, até porque os prints mostram apenas um sistema de karaokê comum como já acontece com outros aplicativos dessa modalidade. Agora só resta esperar por confirmações oficiais da empresa para saber mais detalhes.

Fonte: reddit, musicradar e digitalmusicnews

Sobre o Autor

Redes Sociais: