Esse Malware para Android espiona suas mensagens para roubar seus dados

Por: Rodolfo

O malware conhecido como BRATA para Android foi descoberto por pesquisadores da Cleafy em 2021. Sua função é bastante perigosa: por meio de uma campanha de phishing, os hackers conseguem convencer sua vítima a baixar o malware, que se disfarça como um falso aplicativo. Uma vez instalado, o usuário perde o controle de seu smartphone, dando acesso aos seus dados bancários.

No início de 2022, os hackers implantam uma atualização capaz de reconfigurar o smartphone Android para as configurações de fábrica, ao mesmo tempo em que torna o malware completamente indetectável. Hoje, os pesquisadores da Cleafy fizeram novas descobertas perturbadoras. Várias novidades de fato entraram no processo, começando com páginas de phishing que agora podem espionar as mensagens da vítima.

 

Quando uma nova versão é lançada, também há novos recursos que o tornam mais perigoso. Durante os últimos meses, uma nova variante do BRATA foi detectada em smartphones Android se passando por aplicativos bancários específicos, incluindo algumas mudanças internas, como uma nova técnica de phishing responsável por imitar uma página de login do banco.

O BRATA consegue recuperar os códigos de autenticação de dois fatores necessários para fazer login em determinadas contas. Além disso, o malware detecta automaticamente todos os nomes de usuário e senhas que estão nas conversas da vítima, comprometendo assim toda a sua vida online.

O malware agora se concentra em atingir um banco específico por alguns meses, antes de passar para outro alvo. Por fim, instala um backdoor no smartphone da vítima para abrir caminho para possíveis ataques futuros.

Fonte: Gizchina

Sobre o Autor

Redes Sociais: