Twitter recebe multa de US$ 150 milhões por usar autenticação em dois fatores em anúncios segmentados

Twitter recebe multa de US$ 150 milhões por usar autenticação em dois fatores em anúncios segmentados

O Twitter recebeu uma multa de US$ 150 milhões  pela Comissão Federal de Comércio do Governo dos Estados Unidos (FTC – Federal Trade Comission) por usar números de telefone e endereços de email habilitados em autenticação em dois fatores para enviar anúncios segmentados aos usuários.

De acordo com os documentos do órgão publico, desde 2013 o Twitter pediu mais de 140 milhões de usuários para fornecer essas informações pessoais para proteger suas contas, mas não os informou que os dados seriam usados também para permitir o envio de anúncios segmentados.

Assim, o Twitter violou duas legislações americanas que proibiam a companhia de deturpar suas práticas de segurança e privacidade, bem como lucrar com dados coletados de maneira enganosa.

As legislações surgiram com um acordo judicial em que o Twitter admitiu não conseguir proteger as informações pessoais dos seus usuários após uma invasão hacker que obteve o controle dos servidores do Twitter entre janeiro e maio de 2009.

Novamente, quem esteve por trás da multa de US$ 150 milhões ao Twitter foi a presidente da FTC, Lina Khan. Khan, atualmente, é vista como uma grande ameaça às grandes empresas de tecnologia e já afirmou que irá revisar a lei de monopólio para a indústria tech.

Leia também: Governo americano quer reformular lei sobre aquisição de empresas da indústria tech

“Conforme aponta a denúncia, o Twitter obteve dados de usuários sob o pretexto de segurança, mas acabou usando os dados também para anúncios segmentados aos usuários. Essa ação afetou mais de 140 milhões de usuários do Twitter, enquanto aumentava a principal fonte de receita da plataforma”, afirmou Lina Khan.

Autenticação em dois fatores do Twitter.

A procuradora do Estado da Califórnia, Stephanie M. Hinds disse que a multa de US$ 150 milhões “reflete a seriedade das alegações contra o Twitter”, mas também as novas ações substanciais de conformidade que serão impostas como resultado da ação de hoje.

Para a procuradora, a multa ao Twitter ajudará a prevenir que ocorram mais táticas enganosas que ameacem a privacidade do usuário.

Em 2019, o Twitter se desculpou por usar números de telefone e endereços de email fornecidos pelos usuários para fins de segurança que acabaram sendo usados para anúncios segmentados.

À época, a rede social afirmou que os dados podem ter sido usados “acidentemente” para anúncios segmentados.

Agora, após a ação do FTC, o Twitter terá que cumprir certos acordos para evitar novas sanções judiciais.

Outras cláusulas da ação que multa o Twitter em US$ 150 milhões também propõem as seguintes ações:

  •  Proibir que o Twitter lucre com dados obtidos de maneira enganosa.
  • Permitir que os usuários usem outros métodos de autenticação em dois fatores, como aplicativos de smartphones ou chaves de segurança que não requerem o fornecimento de números de telefone.
  • Notificar os usuários que utilizou de maneira errada os números e emails coletados para enviar anúncios segmentados, bem como fornecer informações sobre os controles de privacidade e segurança da plataforma.
  • Implementar e manter um programa de informação sobre segurança e privacidade que demanda que a empresa, entre outras coisas, examine e lide com os potenciais riscos de novos produtos à privacidade e segurança dos usuários.
  • Limitar o acesso dos funcionários aos dados pessoais dos usuários e notificar a FTC caso a empresa notar alguma invasão ou roubo de dados.

O Twitter concordou em pagar a multa de US$ 150 milhões e implementar novas ações para aprimorar suas práticas envolvendo dados e privacidade após a aprovação da justiça federal americana.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X