TikTok testa novo recurso para games, aponta site

TikTok testa novo recurso para games, aponta site

O TikTok está realizando testes em um novo recurso para permitir que os usuários joguem games na rede social.

De acordo com uma matéria da Agência Reuters, o TikTok testa a ferramenta de games no Vietnã. Quatro fontes próximas do assunto afirmaram ao site que a rede social chinesa planeja uma iniciativa ainda maior na indústria de jogos.

Sendo uma das redes sociais mais populares do mundo, o TikTok se beneficiaria com a introdução de games em diversas formas. O aumento de lucro por anúncios e também o tempo que os usuários passam utilizando o aplicativo são alguns dos exemplos.

Atualmente, o TikTok conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Além disso, o público cativo do TikTok são os jovens, ou seja, com mais aptidão para a tecnologia, como a Geração Z, que já nasceu no mundo digital.

Aí é onde entra o Vietnã, cuja população de cidadãos com menos de 35 anos corresponde a 75% de todos os habitantes do país, sendo um mercado atrativo para plataformas de redes sociais, como o TikTok e os seus rivais.

Leia também: TikTok irá reforçar mecanismos de proteção a jovens e adolescentes

Outro motivo é o fato do TikTok ser uma subsidiária da gigante chinesa ByteDance. De acordo com as fontes da Reuters, a ByteDance planeja expandir a indústria de games no Sudeste da Ásia. Essa ação da ByteDance pode ocorre no terceiro trimestre, ainda de acordo com duas das quatro fontes.

Vale ressaltar que, no ano passado, a ByteDance comprou o estúdio Moonton, de jogos mobile, em uma oferta que superou a Tencent, a maior empresa de games da China.

Embora as fontes não tenham revelado a data exata da entrada do TikTok na indústria de games, um representante da empresa afirmou que a plataforma já testou jogos HTML5, um formato comum para minigames.

No entanto, esses testes eram em conjunto com desenvolvedores e estúdios parceiros, como o Zynga. Sobre a iniciativa definitiva e exclusiva do TikTok no mercado de games, esse representante se recusou a comentar sobre os testes no Vietnã ou sobre as ambições do TikTok nesse mercado.

“Nós [TikTok] sempre buscamos formas de enriquecer a nossa plataforma, e regularmente testamos novos recursos e integrações que geram valor a nossa comunidade”, disse o representante da rede social.

TikTok games
Vários streamers usam o TikTok para publicar suas jogatinas.

O TikTok não revelou os seus planos à imprensa em relação à indústria de jogos, mas os games já estão presente na plataforma há algum tempo. Os usuários do TikTok, atualmente, já conseguem assistir a streamers jogando. Pelo menos, maioria das regiões em que o app atua, embora não possam jogar diretamente no TikTok.

 

Games no TikTok já existem 

Nos Estados Unidos, alguns games, aparentemente, já foram lançados, incluindo o Disco Loco 3D, do estúdio Zynga, e Garden of Good. Este último foi uma ação beneficente para ONGs de combate à fome nos EUA.

Disco Loco foi desenvolvido pelo estúdio Zynga exclusivamente para o TikTok.

A versão chinesa do TikTok, o Douyin, já permite que os usuários joguem games na plataforma desde 2019.

Entretanto, a fase de testes atual, segundo as fontes, aponta que os planos do TikTok envolvem inserir os jogos da ByteDance na plataforma.

As fontes afirmaram que o processo terá início com minigames, ou seja, com mecânicas mais simples e tempos mais curtos de jogo. Mas a ambição do TikTok em relação aos games é maior que isso.

Contudo, no Vietnã, onde os testes começaram, o TikTok precisará de uma autorização para inserir os games na plataforma. As autoridades do país proíbem jogos que apresentem jogatina, violência e conteúdo sexual.

Uma fonte afirmou que esse processo será fácil de resolver, pois os games que estarão no TikTok não serão “polêmicos”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X