Tesla anuncia recall de 130 mil veículos devido a superaquecimento na CPU ADM Ryzen

Tesla anuncia recall de 130 mil veículos devido a superaquecimento na CPU ADM Ryzen

A montadora de veículos elétricos Tesla anunciou o recall de 130.000 automóveis devido a um problema com o sistema de infoentretenimento, que tem como base processadores AMD Ryzen. Desde o ano passado a companhia abandonou a Intel, e seu modelo Atom, para dar lugar a AMD com a linha Ryzen, visando aumentar significativamente o poder computacional do computador de bordo do carro. O poder computacional aumentou mesmo, é possível até jogar Cyberpunk 2077 em um Tesla.

Foi revelado que ao iniciar o sistema de carramento rápido do veículo elétrico, o processador AMD Ryzen do sistema de infoentretenimento pode superaquecer. Esse problema leva à instabilidade e até mesmo a reinicialização do sistema, impedindo que os motoristas fiquem momentaneamente sem o acesso a algumas funções, como a câmera de ré.

Felizmente, os donos dos modelos afetados pela falha (Model X, Model S 2021 e 2022, assim como o Model 3 e de 2022) não precisarão devolver o carro em algum ponto de coleta da montadora. Desde o início do mês a Tesla já está disponibilizando atualizações críticas de firwmare em modo OTA (Over-the-Air), ou seja, remotamente. Embora não seja um consenso, levando outros casos que tentaram ser resolvidos da mesma maneira, a expectativa é que essas atualizações corrijam o problema.

Além da especulação se a falha está relacionada aos processadores da AMD, pode ser que o elemento chave esteja na forma como o Tesla gerencia o seu sistema de resfriamento. Durante o carregamento rápido, a prioridade é o resfriamento das baterias, e não ao sistema de infoentretenimento.

AMD Ryzen do Tesla

O sistema de infoentretenimento atual da Tesla é baseado em uma APU AMD Ryzen embarcado de 45 Watts. Este chip pertence a uma série de chips que a AMD dá o codinome Picasso. Seu processo de fabricação é baseado em 12nm e a sua microarquitetura é a Zen+.

São 4 núcleos de processamento com suporte para SMT e 4 MB de cache L3. Como estamos falando de uma APU, obviamente também temos um sistema de vídeo integrado. Baseado na arquitetura RDNA2, o chip gráfico desta APU é a Navi 23. Mesma GPU utilizada pela AMD em placas como a Radeon RX 660 (XT) e Radeon RX 660 XT.

Este processador gráfico tem 1792 stream processors, 8 GB de memória GDDR6 e poder computacional de 10 TFLOPs.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X