Snapdragon 8+ Gen 1: novo chip top de linha da Qualcomm é anunciado

Snapdragon 8+ Gen 1: novo chip top de linha da Qualcomm é anunciado

Como acontece todos os anos, a Qualcomm já anunciou para o mundo seu mais novo chip top de linha, o Snapdragon 8+ Gen 1, que chegará nos próximos meses para os smartphones e aparelhos móveis de categoria premium. Como não podia deixar de ser, o novo componente chega com diversas melhorias em relação ao antecessor.

Entre essas melhorias estão o aumento na performance de CPU e também uma maior eficiência energética, dois pontos importantes. O novo chip também tem construção em 4 nanômetros, assim como o Snapdragon 8 Gen 1, só que dessa vez usando o processo da TSMC ao invés do da Samsung.

No geral o conjunto de núcleos continua o mesmo, sendo 8 no total com 1 Cortex-X2 de máxima performance, 3 Cortex-A710 de alto desempenho e 4 Cortex-A510 de baixo consumo.

Leia também:

Nubia lança linha Red Magic 7 com cores futuristas e Snapdragon 8 Gen 1
Galaxy S22: GPU do Exynos 2200 é 30% inferior à do Snapdragon 8 Gen 1

Novo Snapdragon 8+ Gen 1 chega com mais potência e melhorias também nas conexões

Snapdragon 8+ Gen 1

No caso da construção do novo chip, uma das grandes diferenças em relação ao antecessor é que o Snapdragon 8+ Gen 1 traz algumas melhorias e otimizações. Com isso, a Qualcomm revela que ele tem uma CPU 10% mais poderosa e as velocidades podem chegar a até 3.2 GHz, um pouco mais do que os 3.0 GHz máximo da anterior.

E esse aumento da performance não afetará a eficiência do chip, já que ele garante uma boa relação entre o desempenho e o gasto energético para compensar. Ainda segundo a Qualcomm, o novo chip será capaz de entregar 30% mais eficiência em comparação com o Snapdragon 8 Gen 1.

Na prática, isso significa que os aparelhos ganharão mais cerca de 50 minutos de uso em funções mais básicas como acesso a internet e redes sociais.

Snapdragon 8+ Gen 1

Outra melhoria vista na nova geração de chip da Qualcomm está no seu poder gráfico superior, o que traz mais desempenho para os jogos. Isso porque a GPU Adreno que está presente no Snapdragon 8+ Gen 1 conta com clock 10% mais alto e 20% menos consumo energético.

E para ajudar nessa categoria, o novo processador também tem suporte melhorado para renderização volumétrica e HDR. Como não podia deixar de ser, a Qualcomm revelou que ele já chega com todas as funções mais modernas e avançadas da marca, como por exemplo os aprimoramentos da suíte de jogos Snapdragon Elite Gaming e a tecnologia Snapdragon Sound.

E outro ponto de destaque para o novo chip é a conexão 5G também melhorada. O novo Snapdragon oferecerá suporte para um número maior de bandas de conexões e também para o Wi-Fi 6 e 6e, o que garante mais de 5 horas em conversas durante as ligações.

Destaques do novo Snapdragon 8+ Gen 1

Para resumir o que foi dito e mostrar o que mais o chip é capaz, aqui está a lista com os principais destaques e melhorias que chegarão para o Snapdragon 8+ Gen 1.

  • CPU Kryo com número ARM Cortex-X2 de até 3,2 GHz
  • GPU Adreno com aprimoramentos em renderização e HDR
  • Modem 5G Snapdragon X65
  • Processador de imagens Qualcomm Spectra com captura de até 200 MP/ Suporte para sensor único de 108 MP, câmera dupla de 64+36 MP e tripla de 36 MP
  • Suporte para vídeo em 8K e 30 fps ou 4K em 120 fps
  • Tela de até 4K e 60 Hz ou QHD+ e 144Hz
  • Suporte para monitor externo de até 4K e 60 Hz
  • Recarga rápida Qualcomm Quick Charge 5
  • Funciona com até 16 GB de memória RAM LPDDR5 de até 3200 MHz
  • Suporte para Snapdragon Elite Gaming

Quando chegará ao mercado?

Snapdragon 8+ Gen 1

A boa notícia é que o Snapdragon 8+ Gen 1 já começou a ser enviado para as fabricantes, então já começará a equipar aparelhos a partir do segundo semestre desse ano. Ao que se espera ele estará presente em smartphones top de linha de empresas como a ASUS, Honor, Lenovo, Motorola, OnePlus, Realme, Xiaomi, entre outros.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X