Novo supercomputador mais rápido do mundo ultrapassa a barreira dos Exaflop/s de performance

Novo supercomputador mais rápido do mundo ultrapassa a barreira dos Exaflop/s de performance

O supercomputador ORNL Frontier do Oak Ridge National Laboratory (EUA, Tennessee), que começou a ser implementado em 2019, é a primeira máquina da categoria a ultrapassar a barreira dos exaflop/s de performance. O Frontier entrega até 1,69 exaflop/s , podendo chegar a 2 exaflop/s após alguns ajustes. Lembrando que 1 exaflop/s é o equivalente  1 quintilhão de operações de ponto flutuante por segundo.

Além de ser o supercomputador mais poderoso da atualidade, assumindo a primeira posição do Top 500 dos supercomputadores, deixando para trás o japonês Fugaku. O Frontier também é o mais eficiente com 52,23 gigaflops/watt, fato que o também coloca na primeira posição na Green500, relacionada a eficiência energética.  “O fato de ser a máquina mais poderosa e também a mais eficiente em termos energéticos é simplesmente incrível”, afirma  Thomas Zacharia, diretor da ORNL.

Frontier é um supercomputador HPE Cray EX que consiste em 9.408 nós de computação, cada um integra uma CPU AMD EPYC de 64 núcleos, quatro aceleradores gráficos AMD Instinct MI250X com 128 GB de memória HBM e 512 GB de RAM DDR4. O número total de núcleos é 8.730.112.

No quesito armazenamento, o Frontier tem aproximadamente 700 petabytes. São 480 SSDs NVMe totalizando 10 petabytes, 5.400 SSDs NVMe ( 11,5 petabytes) e 47.700 discos rígidos que representam 679 petabytes. O resfriamento da máquina é feito por mais de 22.700 litros de água que circulam no sistema acionado por bombas capazes de encher uma piscina olímpica em 30 minutos.

O Frontier está sendo integrado e testado no ORNL no Tennessee, EUA, onde será operado pelo Departamento de Energia (DOE).

A AMD, responsável por entregar soluções em hardware para o desenvolvimento de supercomputadores como o Frontier, comemorou o fato da primeira posição do Top 500 ser ocupada por uma máquina baseada em seus produtos. A empresa também cita o aumento de 28% na lista dos supercomputadores baseados em ADM EYPC e um aumento de 95% ano a ano com AMD EPYC. 94 dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo utilizam AMD.

O Brasil também tem supercomputador?

Sim. Atualmente, o mais poderoso do Brasil, e que também é o maior supercomputador da América Latina é o Dragão, que foi colocado em operação no ano passado.

Fruto de um investimento de R$ 100 milhões, o Dragão atua no atendimento de necessidades de processamento de dados geofísicos da Petrobras, além de contribuir para os programas estratégicos como o EXP100, com uso de 100% dos dados técnicos disponíveis nos projetos exploratórios, e o PROD1000 tornar a Petrobras líder da indústria no prazo para início da produção de um campo.

O Dragão aparece na 68ª posição do Top 500.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X