Morre Robert Krakoff, cofundador da Razer e criador do mouse gamer

Morre Robert Krakoff, cofundador da Razer e criador do mouse gamer

Robert “Razerguy” Krakoff, fundador e ex-presidente da empresa Razer de hardware para jogos, morreu na semana passada aos 81 anos, deixando um grande legado e contribuições para o mundo da tecnologia e dos jogos, além de produtos e livros sobre mundo fitness e diversos assuntos.

Vamos relembrar alguns dos momentos mais importantes da vida de Robert “Razerguy”.

Leia também:

Razer anuncia microfone bluetooth, mixer de áudio e iluminação para streamers
CES 2022: Razer e Fossil anunciam smartwatch Razer X Fossil, focado no público gamer

Robert Krakoff era um homem acessível, escritor e amante da vida fitness

Uma das grandes contribuições de Robert foi o lançamento do primeiro mouse feito especialmente focado em jogos, ou seja, o primeiro mouse gamer. O Razer Boomslang foi criado em 1999 e foi a partir dele que a empresa teve base para fabricar sua grande linha de mouses gamers que se sucederam a essa época.

Além disso, ele também foi o pontapé inicial que fez com que a indústria de periféricos para jogos ganhasse vida. Em um vídeo de 2002, Robert aparece promovendo o seu mouse gamer Razer Boomslang ao lado do famoso jogador Jonhathan “Fatal1ty” Wendel.

O jogador, inclusive, assinou um contrato histórico de patrocínio com a Razer antes mesmo que o mundo do “esports” começar a dar os seus primeiros passos.

A Razer tem uma história um pouco diferente em relação a outras empresas. Muitas pessoas não sabem, mas ela só se tornou uma empresa de verdade em 2005. Antes disso, a Razer era apenas uma marca registrada de uma entidade chamada Karna. Foi a Karna que inventou a roda de codificação opto-mecânica que era capaz de rastrear movimentos no mouse em 2000 dpi, ou seja, uma resolução muito acima dos mouses da época.

Isso significa que sim, o primeiro mouse gamer tinha rodinhas na superfície, mesmo que os mouses ópticos já estivessem começando a se tornar um padrão.

A Karna faliu em 2001, e, dessa forma, Robert co-fundou a Razer ao lado do atual CEO, Min-Liang Tan, em 2005. Porém, vale ressaltar que nenhum deles foi de fato o inventor do mouse gamer. Um estudo de caso em pdf (que pode ser conferido clicando aqui) mostra como a Fitch, uma agência de marketing, foi quem criou praticamente toda a marca Razer, desde o nome, o logotipo da cobra de 3 cabeças, o site, a embalagem e, claro, o design e a engenharia do mouse gamer Boomslang.

Robert Krakoff

Mas esse assunto não traz nenhum tipo de discussão, já que a própria Razer revela em seu primeiro comunicado de imprensa que o Boomslang foi “projetado pela Fitch, Inc. para Karna”. O comunicado também cita Robert Krakoff, gerente geral da Razer.

Robert Krakoff

Com isso, Robert se tornou um rosto público conhecido da empresa, principalmente durante a primeira década da sua existência. E um rosto público bastante acessível. Os consumidores recebiam uma pequena mensagem escrita por Robert na compra de cada produto Razer e seu e-mail era público para quem quisesse lhe enviar mensagens.

Além de responder muitas dessas mensagens dos admiradores, Robert também era conhecido por ser acessível a jornalistas, até mesmo os que estavam começando na carreira e não tinham tantos seguidores na época. Inclusive, ele até conseguiu empregos para alguns deles.

Segundo informações na sua página no Facebook, Robert estudou jornalismo na UCLA, onde ele entrou graças a uma bolsa de esportes em futebol.

Ele também esteve por trás da conquista do lançamento do primeiro mouse gamer para canhotos. Robert era canhoto ele mesmo, e por isso já tinha revelado sua ideia muito antes, porém como presidente da empresa ele não tinha poder suficiente para que isso acontecesse apenas com a sua vontade, uma vez que o conselho na época decidiu que não faria sentido financeiro.

Porém, pouco tempo depois, a Razer lançou uma versão espelhada do DeathAdder, um dos seus mouses mais vendidos, focado no público gamer canhoto. Robert seguiu no conselho da Razer por anos, porém ele se envolveu com outros projetos.

DeathAdder

Um deles foi a MindFX Science, fundada por ele mesmo, uma marca que tem como foco a venda de bebidas energéticas e de suplementos em uma tentativa de apresentar uma alternativa mais saudável em relação às bebidas energéticas com muito teor de cafeína, além de produtos pós-treino.

Robert também era muito ligado ao estilo de vida fitness. Ele jogou pelo Los Angeles Rams durante 5 anos na década de 1960. Com o passar do tempo ele também mostrou interesse em outros esportes como tênis, ciclismo e vários tipos de exercícios físicos.

Inclusive ele e a esposa, Dra. Patsi Krakoff, chegaram até mesmo a ter um blog focado em dar dicas fitness e de nutrição especialmente para idosos, e escreveram juntos um livro sobre os segredos para se manter jovem.

Outro ramo que Robert se dedicou durante sua vida foi o literário. Sob o codinome de RM Krakoff, ele escreveu vários livros desde 2009. Seus livros contam com assuntos diversos, sejam eles de ficção ou não-ficção, que vão de comédias negras até mundos fantásticos.

Robert gostava de mudar de casa a cada 6 meses, revezando entre Jalisco no México e Peoria no Arizona. Ele deixa dois filhos, Scott e Robin, e 5 netos. Seu filho Scott, inclusive, foi quem contribuiu com a arte da capa da maioria dos seus romances.

A Razer postou um comunicado no Twitter a respeito do falecimento de Robert com a seguinte mensagem: “Estamos tristes com o falecimento do cofundador e presidente emérito, Robert Krakoff, conhecido por todos como RazerGuy. O impulso e a paixão inabaláveis ​​de Robert pelos jogos continuam vivos e continuam a inspirar todos nós.”

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X