Este é um notebook modular com CPU Intel de 12ª geração (que pode ser trocada facilmente)

Este é um notebook modular com CPU Intel de 12ª geração (que pode ser trocada facilmente)

“Sabemos que os eletrônicos de consumo podem ser melhores para você e para o meio ambiente. Ao contrário da maioria dos produtos, os nossos estão abertos para reparos e upgrades“. É com essa premissa que a startup americana Framework acabou ganhando popularidade por vir com uma proposta interessante em termos de upgrade para notebooks. Situação que nem de longe é das mais cômodas ou com muitas variações.

Indo na direção oposta de empresas como a Apple, com componentes soldados, a Framework chama a atenção de um público adepto do “faça você mesmo”. Você adquire o notebook da Framework e pode, numa troca de geração de hardware, por exemplo, renovar o aparelho, mas mantendo sua estrutura prévia, graças a essa pegada da modularidade do projeto.

No ano passado a empresa já tinha chamado a atenção com o Framework Laptop, equipado com processador Intel de 11ª geração. Agora eles anunciaram a renovação deste notebook, com a possibilidade de equipar uma máquina comprada anteriormente com essa nova gama de processadores, já que é possível adquirir somente o módulo da placa-mãe, ou então partir de cara para o notebook completo já com os chips de 12ª geração (Alder Lake).

notebook modular

É uma estratégia de mercado em que a Framework tenta criar uma fidelidade com o cliente com base em upgrades pontuais, e não com a troca completa do equipamento.

Indo na contramão do senso comum, a Framework explica em seu site que ao fazer concessões de design bem pensadas e ao confiar aos clientes e oficinas de reparação o acesso e a informação de que necessitam, é possível entregar dispositivos fantásticos e que são fáceis de reparar.

notebook modular

Há até quem esteja utilizando o módulo de placa-mãe vendido pela Framework para criar computadores com design altamente diferenciados, bem naquela pegada casemod mesmo.

Framework Laptop com 12ª geração Intel

notebook modular

O Framework Laptop pode ser escolhido com o módulo de placa mãe que pode receber três opções de processador Intel de 12ª geração: Core i5-1240P/ Core i7  i7-1260P (ambos com 4 núcleos de alta performance e 8 núcleos de maior eficiência energética, vantagem para o i7 em termos de clock de operação, mais cache e performance) e o  i7-1280P, que aposta num arranjo de 6+8 cores.

A tela é LCD de 13,5 polegadas com resolução 2256×1504 pixels, webcam 1080p, bateria de 55Wh, teclado com deslocamento de tecla de 1,5 mm, e diversas opções de módulos para armazenamento e memória, podendo chegar a uma configuração de 4 TB de SSD M.2 NVMe SN750 e 64 GB de RAM DDR4-3200 MHz (2x 32 GB).

Na seção Marketplace da Framework, a empresa disponibiliza todo o seu arsenal de módulos que podem ser comprados à parte e adicionados ao notebook. São diversas opções de módulos relacionados à conexão, como Wi-Fi 6, placas-mãe com processadores diferentes integrados, SSDs, memórias, entre outras coisas.

Todo o processo de troca dos componentes pode ser feito pelo próprio usuário. A Framework também disponibiliza em seu site diversos tutoriais que abordam os mais variados temas sobre a troca de componentes e até mesmo a instalação de sistemas operacionais Windows/Linux.

Preço e disponibilidade

O Framework Laptop equipado com procesadores Intel de 12ª geração já está disponível para compra. Os preços partem de US$ 978, versão com o processador Intel Core i5-1240P, SSD WD Black SN850 de 500 GB e 8 GB DDR4-3200.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X