Elon Musk suspende temporariamente a compra do Twitter

Elon Musk suspende temporariamente a compra do Twitter

O magnata Elon Musk anunciou em seu perfil no Twitter que o andamento da sua aquisição da rede social está suspenso temporariamente. Musk mantém o interesse e compromisso de adquirir o Twitter, mas quer entender melhor uma pendência fundamental que pode alterar completamente o curso da negociação: a quantidade de contas falsas na plataforma.

Divulgado no fim de abril, Elon Musk se comprometeu a embolsar US$ 44 bilhões para a aquisição de 100% do Twitter. O que mudou de lá para cá é uma possível inconstância entre o percentual de contas falsas que fazem parte da plataforma e o número divulgado.

Musk já deixou bem claro que em sua administração uma das metas é erradicar os bots e spams da plataforma. No entanto, até isso estar em curso, a rede segue com o seu funcionamento já conhecido, em que muitas contas fakes e robôs seguem ativos.

Prelimirnamente, o que foi dito pela equipe do Twitter é que contas falsas ou de spam representam menos de 5% dos usuários ativos na plataforma (dados referentes ao primeiro trimestre de 2022), no entanto, esses dados podem ser incostantes. É essa averiguação minuciosa que fez com que Musk suspendesse temporiamente a negociação.

O ativo mais importante dessa possível compra é a base de usuários, mas tudo pode mudar de figura, principalmente em relação ao valor acordado, se o percentual de robôs na rede seja bem maior do que foi divulgado. O Twitter tem 437,9 milhões de usuários (36,361 milhões no Brasil), segundo dados da Comscore. Em relação ao número de contas, são mais de 1 bilhão de cadastros na plataforma.

Caso cancele o acordo, Musk pode receber uma multa de US$ 1 bilhão. Penalidade que está em contrato e é aplicável a ambas as partes que derem pra trás na negociação, de acordo com a Seeking Alpha.

“O acordo do Twitter está temporariamente suspenso por pendências em detalhes que sustentam que contas falsas de fato representam menos de 5% dos usuários”, afirmou Musk, em um post na rede social.

 

Duas horas depois o empresário também manifestou que segue comprometido com a compra.

O anúncio de Elon Musk abalou ações do Twitter. Os papeis da rede social chegaram a registrar queda de 25% na manhã desta sexta-feira (13).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X