COMPUTEX 2022: confira o que a NVIDIA anunciou nesta edição

Por: Pablo Nogueira

A COMPUTEX 2022 começou hoje (24) em Taiwan, mas a NVIDIA já anunciou várias novidades em sua participação por vídeo, publicada ontem às 23 horas.

Este ano marca o retorno presencial da COMPUTEX, conferência que, segundo a NVIDIA, celebra a incrível jornada da indústria taiwanesa de tecnologia.

Durante a conferência, seis executivos da NVIDIA anunciaram as inovações da empresa, que vão de robóticas à inteligência artificial e de semicondutores à softwares.

Em resumo, a NVIDIA revelou que as principais fabricantes de computadores de Taiwan lançarão a primeira leva de sistemas contendo a “super” CPU Grace e a Grace Hopper.

O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, marcou presença no evento com o seu avatar do Omniverse.

Além disso, a NVIDIA anunciou na COMPUTEX 2022 a GPU A100 para data centers, o servidor HGX A100 e a GPU H100 com refrigeração líquida.

A empresa também abordou a criação de produtos por empresas parceiras utilizando a NVIDIA Jetson, plataforma para inteligência artificial e robóticas.

Por último, a NVIDIA destacou o crescimento da RTX, com mais de 250 jogos com suporte ao Ray Tracing, sendo o dobro do anunciado na COMPUTEX do ano passado.

Fabricantes taiwanesas lançarão os primeiros sistemas com a CPU Grace

Durante a conferência na COMPUTEX 2022, a NVIDIA anunciou que as principais fabricantes de Taiwan lançarão os primeiros sistemas alimentados pela CPU NVIDIA Grace e Grace Hopper.

A NVIDIA define ambas as CPUs como “superchips”, cujo objetivo é realizar uma alta gama de tarefas que vão desde trabalhos com gêmeos digitais, inteligência artificial, computação em alto desempenho, gráficos com base em computação em nuvem e games.

De acordo com a NVIDIA, dezenas de modelos de servidores da ASUS, da Foxconn, da GIGABYTE de outras fabricantes taiwanesas devem lançar sistemas com as CPUs Grace e Grace Hopper no primeiro semestre do ano que vem.

“Os sistemas com as CPUs Grace se juntarão aos servidores x86, bem como outros também baseados em ARM, para oferecer aos clientes um grande número de opções para obter alta performance e eficiência em seus data centers”.

O vice-presidente da divisão de computação em alto desempenho da NVIDIA, Ian Buck, afirmou haver o surgimento de uma nova forma de data centers. São esses fábricas que usam inteligência artificial para processar e refinar “montanhas de dados” para produzir inteligência.

Leia também: Supercomputador do Meta (Facebook) terá 16 mil GPUs da Nvidia

De acordo com Buck, a NVIDIA trabalha com os parceiros de Taiwan para criar sistemas que permitam que essa transformação ocorra.

“Esses novos sistemas dos nossos parceiros, alimentados pelos superchips Grace, entregarão o poder da computação acelerada para novos mercados e indústrias em todo o mundo”, afirmou Ian Buck.

Os vindouros sistemas que as empresas taiwanesas lançarão são baseados em quatro novos designs de sistemas contando com os superchips Grace e Grace Hopper.

O design das CPUs fornecem os modelos originais e os rodapés dos servidores para que os fabricantes consigam entregar os novos sistemas rapidamente. Esses sistemas incluem a NVIDIA CGX, para o streaming de jogos em nuvem, o sistema de gêmeo digital OVX e a plataforma para inteligência artificial e supercomputadores, a HGX.

Especificações das CPUs Grace e Grace Hopper

Ambas as tecnologias das CPUs Grace, anunciadas pela NVIDIA na COMPUTEX 2022, permitem um alto nível de tarefas que demandam um grande poder computacional através de múltiplas arquiteturas de sistemas.

A CPU Grace conta com dois chips de CPU, conectados via um NVLink-C2C interconnect, com 144 núcleos Arm V9 de alta performance com extensões vetoriais escalonaveis e um subsistema de memória de 1 TB por segundo.

Segundo a NVIDIA, a Grace oferece o maior desempenho dos processadores de servidores atuais que atendem os supercomputadores mais exigentes de desempenho.

A CPU Grace Hopper é uma junção da CPU Grace com a GPU Hopper, também com uma conexão via um NVLink-C2C em um módulo integrado desenvolvido especificamente para atender as demandas dos supercomputadores e de inteligências artificiais de alta escala.

Funcionamento do NVLINK.

Com o NVLink-C2C interconnect, a CPU Grace transfere dados para a GPU Hopper 15 vezes mais rápido que as CPUs convencionais.

NVIDIA exalta a plataforma para robótica e inteligência artificial na COMPUTEX 2022

Durante a apresentação na COMPUTEX 2022, a NVIDIA afirmou que a “inteligência artificial está cada vez mais presente no mundo ao nosso redor”.

O momento para falar sobre inteligência artificial ficou por conta de Deepu Talla, vice-presidente de Edge Computing da NVIDIA.

Talla falou sobre como o estímulo global rumo à automação fez com que a robótica se tornasse uma das principais aplicações para a inteligência artificial.

Além disso, o executivo da NVIDIA anunciou que mais de 30 parceiros da empresa estarão entre os que receberão a primeira leva dos sistemas de produção da plataforma Jetson AGX Orin na COMPUTEX 2022.

Jetson AGX Orin. Créditos: NVIDIA

De acordo com a NVIDIA, os novos produtos estão chegando através de dezenas de empresas taiwanesas de câmeras, sensores e hardware que utilizam Inteligência Artificial, Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), robóticas e outras aplicações.

GauGAN2: NVIDIA revela IA que gera imagens a partir de textos

“Estamos entrando na era da robótica — máquinas autônomas que estão bem conscientes do seu ambiente e podem tomar decisões inteligentes em relação às suas ações”, disse Talla.

Gêmeo digital de máquina real.

A plataforma Jeson AGX Orin foi lançada em março deste ano, mas a nova versão dos módulos de produção chegarão em julho. Esses módulos, segundo Talla, são cruciais para integrar os dispositivos inteligentes no mundo em nossa volta.

Sobre a robótica, Talla explicou que a plataforma da NVIDIA, a Isaac, possui quatro pilares. O primeiro pilar é sobre criar a inteligência artificial, um processo bem difícil que, de acordo com Talla, a NVIDIA está tornado fácil e rápido.

O segundo pilar é simular a operação do robô no mundo virtual antes de lançá-lo no mundo real. Para isso, há a ferramenta de simulação da plataforma Isaac.

Simulação do robô na plataforma Isaac à esquerda e à direita o robô real.

O terceiro pilar é construir fisicamente os robôs. E o quarto pilar é sobre gerenciar a “frota” de robôs durante o seu tempo de vida, o que, conforme Talla, pode ultrapassar uma década.

RTX, DLSS e Reflex

Quem falou por último na COMPUTEX 2022 foi Jeff Fisher, vice-presidente sênior da divisão de games da NVIDIA.

Fisher detalhou como a NVIDIA trabalha para entregar inovação aos gamers e aos criadores de conteúdo, ressaltando o crescimento da RTX.

Lançada em 2018, a primeira linha de GPUs RTX da NVIDIA “reinventaram os gráficos” graças aos recursos avançados, como, obviamente, o ray-tracing em tempo real.

Rumor: NVIDIA lancará a linha RTX 40 em julho

Jeff Fisher afirmou haver atualmente mais de 250 jogos e aplicativos com suporte aos recursos da RTX. Além disso, ele afirmou que a tecnologia DLSS continua a “determinar o padrão” para super resolução com a melhor performance e qualidade de imagem. Segundo Fisher, a DLSS está integrada atualmente a mais de 180 jogos e aplicações.

Além da DLSS e do ray-tracing, a conferência da NVIDIA na COMPUTEX não esqueceu da tecnologia Reflex. Agora, 38 jogos, 22 monitores e 45 mouses possuem suporte à NVIDIA Reflex, que conta com mais de 20 milhões de gamers jogando com a tecnologia ativada mensalmente.

Para Fisher, a NVIDIA Reflex se tornou uma das tecnologias de maior sucesso da empresa.

O vice-presidente da divisão mais popular da NVIDIA também revelou a quarta geração das tecnologias Max-Q, ou seja, a mais recente versão dos designs da NVIDIA para laptops finos e leves.

Tendo em vista que o mercado de notebooks gamers é o que mais cresce, a NVIDIA afirmou haver atualmente 180 notebooks com placas de vídeo RTX.

Créditos: NVIDIA

Na COMPUTEX 2022, a NVIDIA não deixou o metaverso de fora

Como esperado, o metaverso foi um dos assuntos abordados pela NVIDIA na COMPUTEX 2022, já que a empresa entrou na onda com o Omniverse no ano passado.

Na conferência, a NVIDIA revelou novos recursos do NVIDIA Studio e da Omniverse, a plataforma para o desenvolvimento de mundos virtuais interconectados.

De acordo com Fisher, a Omniverse está recebendo várias atualizações para acelerar o ritmo de trabalho dos criadores. Além disso, a ferramenta Omniverse Cloud Simple Share, ainda em acesso antecipado, permite que os criadores enviam uma cena do Omniverse para outros usuários.

Fisher também anunciou que a ferramenta Audio2Emotion se tornará Audio2Face e será responsável por gerar animações feitas através de inteligência artificial, com expressões faciais realistas baseadas em um arquivo de áudio.

Novidades do Omniverse.

A NVIDIA também anunciou na COMPUTEX 2022 que o aplicativo Omniverse XR agora está disponível em beta. Esse app permite ao usuário abrir o cenário do Omniverrse e ter uma experiência totalmente imersiva em realidade virtual.

Assim, chega ao mundo o metaverso da NVIDIA, que já havia lançado o Omniverse Avatar em novembro do ano passado.

Leia mais: Omniverse Avatar: Nvidia entra na onda do metaverso

Agora, no entanto, a NVIDIA afirma que o Omniverse é o futuro da criação de conteúdo em 3D e também de como os mundos virtuais, ou metaversos, serão criados.

Fonte: NVIDIA

Sobre o Autor

Redes Sociais: