ASUS lança placa de vídeo e placa-mãe com tema de Evangelion

ASUS lança placa de vídeo e placa-mãe com tema de Evangelion

A ASUS anunciou na última sexta-feira (29) o lançamento de dois produtos gamers com o tema de Neon Genesis Evangelion, aclamado anime dos anos 1990.

A empresa taiwanesa lançou uma placa-mãe ROG Maximus Z690 HERO e uma placa de vídeo GeForce RTX 3090 ROG STRIX com as cores da Unidade-01, máquina de combate utilizada pelo protagonista do anime.

Asus Evangelion

Neon Genesis Evangelion foi um anime tão popular e aclamado pela crítica que se tornou um fenômeno social, gerando um debate nacional no Japão. A série animada também já foi assunto de várias pesquisas acadêmicas em todo o mundo, sendo descrita como uma crítica e transformação ao gênero “mecha”.

Mecha é o gênero de animação japonesa cuja trama foca majoritariamente em batalhas de robôs gigantes, sendo a franquia Gundam a sua obra seminal, de 1979.

Aliás, por falar em Gundam, a ASUS lançou uma RTX 3090 baseada nas logos das Forças Armadas da Federação Espacial da Terra.

TUF3 GTX1660 Super O6GD6 Gundam
A placa de vídeo da ASUS baseada em Gundam.

Gundam foi a franquia responsável pela popularização de action figures de robôs no Japão, mas a sua trama não era muito elaborada, fazendo com que o gênero Mecha fosse visto como uma forma para lucrar com merchandising.

ASUS aposta no apelo de Evangelion para merchandising

Entre as décadas de 1980 e 1990, a animação japonesa caiu de produção devido à crise econômica que abalou todo o país asiático, resultando também em uma queda criativa nas ideias.

No entanto, o lançamento de Neon Genesis Evangelion, em 1995, marca uma renascença da indústria de animação japonesa e cria novos padrões estéticos para a mídia.

Desse modo, Neon Genesis Evangelion se tornou uma grande fonte de lucro em merchandising, com variados tipos de produtos, como celulares, computadores, action figures e outros.

Leia mais: Sharp lança smartphone em homenagem aos 20 anos de Evangelion

A maioria dos produtos relacionados a Evangelion focam na Unidade EVA-01 devido a sua importância para a trama do anime, por isso a ASUS decidiu basear seus novos produtos com as cores dessa unidade.

Asus Evangelion
A placa-mãe ROG Maximus Z690 HERO. Créditos: ASUS

Verde e roxo são as cores da Unidade EVA-01, que marcam o design dos dois produtos da ASUS, bem como da caixa e dos acessórios. Aliás, até mesmo a BIOS da placa-mãe ASUS ROG Maximus Z690 HERO conta com o tema da Unidade de Evangelion.

A BIOS da placa-mãe da ASUS exibe a principal Unidade de Batalha de Evangelion.

A placa de vídeo GeForce RTX 3090 ROG STRIX é uma variante da GPU topo de linha da ASUS, que conta com um novo cooler.

A placa de vídeo GeForce RTX 3090 ROG STRIX com temática de Evangelion e novos ventiladores. Créditos: ASUS

Preço e disponibilidade

Assim como a GPU de Gundam, tanto a placa de vídeo quanto a placa-mãe baseada em Evangelion são lançamentos limitados da ASUS. Em Taiwan, na loja CoolPC, apenas 15 unidades estão disponíveis em pré-venda.

Os preços dos itens de colecionador são bem salgados. Em conversão direta sem impostos, a placa de vídeo custa mais de R$ 10 mil, enquanto a placa-mãe supera o valor de R$ 3 mil.

Ambos os produtos entraram em venda oficialmente no domingo (1) e ficam até a próxima quinta-feira (05).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X