WhatsApp 2022: conheça as funções que serão lançadas ainda este ano

WhatsApp 2022: conheça as funções que serão lançadas ainda este ano

Durante muito tempo o WhatsApp foi o mensageiro mais usado no Brasil e em outros lugares no mundo. Porém, ele não era tão rico em recursos como os seus concorrentes, no caso, o Telegram. Mas isso está começando a mudar.

2022 está apenas em seu quarto mês e os desenvolvedores do WhatsApp já liberaram diversas novidades para os usuários finais. Além disso, a versão beta do aplicativo também conta com diversas funções que em breve serão liberadas para todos os usuários. Alguns bons exemplos dessas novidades são:

  • Suporte via chat diretamente pelo aplicativo;
  • Exibição de estabelecimentos comerciais nas proximidades (similar ao Google Maps);
  • Extensão para detectar versão hackeada
  • E muitas outras.

Nos próximos parágrafos irei mostrar todas as novidades que já chegaram ao WhatsApp e também aquelas funções que ainda estão em testes mas que a qualquer momento podem ser liberadas para todos.

Funções já liberadas para todos

Abaixo você confere uma lista de funções que já estão disponíveis para todos os usuários.

Suporte via chat dentro do próprio mensageiro

Na segunda metade de janeiro de 2022 o WhatsApp começou a testar o suporte via chat dentro do próprio aplicativo. Assim, em caso de qualquer problema, seria possível falar com um representante da plataforma para resolver o problema. A novidade foi tão bem recebida pelos beta testers que não demorou para que ela chegasse na versão final do aplicativo.

Você pode entrar em contato com um representante do WhatsApp indo nas configurações do aplicativo e tocando no meu “Ajuda”. Em seguida, é só tocar na opção “Fale conosco” e descrever o problema.

Uma dica valiosa que posso dar aqui é para você verificar se a pessoa que entrou em contato possui conta verificada. Somente contas verificadas podem responder a uma solicitação de suporte. Se alguém entrar em contato para responder um suporte e não tiver a conta verificada, atenção que pode ser golpe ou tentativa de phishing.

Estabelecimentos próximos

Esta é uma funcionalidade útil tanto para clientes/consumidores quanto para lojistas/empresários. Sabe aquela função do Google Maps que mostra estabelecimentos comerciais nos arredores de onde você está? Pois é, esta função é bem similar.

Com este recurso você pode encontrar lojas, restaurantes, pizzarias, bares e outros tipos de estabelecimentos comerciais nas proximidades. Para isso, é necessário que a empresa esteja cadastrada no WhatsApp Business. Ela também precisa fornecer informações tais como endereço, horários e funcionamento e formas de contato.

Infelizmente, este recurso ainda não está disponível para todos. Apenas para usuários Android que estejam em São Paulo. Ainda não há previsão de lançamento para iOS e muito menos para outras capitais brasileiras.

Code Verify

Em março o WhatsApp trouxe outra novidade, desta vez para o WhatsApp Web. A extensão Code Verify checa se a versão web do mensageiro não sofreu nenhum tipo de invasão ou adulteração. O plugin é compatível com o Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox.

Sabidamente o WhatsApp web não é tão seguro quanto as versões para dispositivos móveis (Android e iOS). Mas agora, com a extensão Code Verify você pode verificar se a sua versão do WhatsApp Web é realmente segura ou se foi comprometida.

O plugin, que foi desenvolvido em parceria com a Cloudflare, faz comparação de hashes. Dessa forma, quando você acessa o WhatsApp Web, o plugin compara o hash do código-fonte com o hash armazenado na Cloudflare. Se os dois forem iguais significa que está tudo certo. Caso contrário, houve alguma invasão ou adulteração. Portanto, é bom ficar de olho.

E o melhor é que a extensão pode ser baixada gratuitamente. Em nossa matéria trouxemos até um tutorial completo de como usar a ferramenta. Leia:

Code Verify é a extensão que reforça a segurança do WhatsApp Web

Funções que serão liberadas ainda em 2022

Fora as funções que mostramos acima, existem muitas outras que, no momento, estão em fase de testes. Mas é bem possível que ainda em 2022 elas sejam liberadas para todos os usuários.

Reação com emojis

Assim como já acontece no Facebook Messenger, Instagram Direct e Telegram, em breve será possível reagir às mensagens com emojis. Para isso, basta tocar e segurar na mensagem que você quer reagir e escolher um dos seis emojis disponibilizados: 👍, ❤️, 😂, 😲, 😢 e 🙏. Para mais detalhes, leia a matéria abaixo:

WhatsApp Beta começa a liberar reações com emojis

Prévia de documentos

Outra novidade que está sendo trabalhada na versão beta é a prévia de documentos em conversas. Ou seja, quando alguém enviar um documento, como um PDF, você não precisará baixá-lo para saber do que se trata. Assim você já saberá se vale a pena ou não baixar o documento anexado.

Encaminhamento de mensagens ainda mais limitado

O encaminhamento de mensagens sofrerá algumas mudanças. Ainda em versão beta, a nova funcionalidade só permite encaminhar mensagens para um único destinatário por vez. Antes era possível enviar para até 5 contatos ou grupos de uma vez só. E assim que a mensagem for encaminhada a primeira vez, ela receberá o selo de “Encaminhada com frequência”. O objetivo é combater a desinformação. Saiba mais detalhes na matéria abaixo:

WhatsApp: encaminhamento de mensagens será ainda mais limitado

Ouvir áudios fora da conversa

Essa funcionalidade é muito boa! Quando você clicar para ouvir um áudio poderá sair da conversa e entrar em outras. A mensagem de áudio vai continuar tocando, ficando visível em uma barra que aparecerá na parte superior da tela. Por meio dela será possível pausar e interromper a mensagem. Veja mais detalhes na matéria abaixo:

WhatsApp para Android: agora é possível ouvir áudios e abrir outra conversa

Alterar o idioma do WhatsApp

Em breve será possível também alterar o idioma do aplicativo enquanto mantém o sistema operacional em outro. Por exemplo, imagine que você mude o idioma do seu celular para inglês mas queira manter o WhatsApp em português. Por meio dessa atualização isso será possível.

Envio de arquivos de até 2 GB

Atualmente o WhatsApp não permite o envio de arquivos muito grandes. E isso faz com que os usuários acabem recorrendo a serviços de terceiros, como o WeTransfer. Mas na versão de testes do WhatsApp já existe a possibilidade de transferir arquivos de no máximo 2 GB. Isso facilita bastante a troca de arquivos maiores. Para mais detalhes, leia a matéria abaixo:

WhatsApp permitirá enviar arquivos de até 2GB

Quais dessas novidades você gostaria que chegasse primeiro no WhatsApp?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X