Tribunal Regional Federal é alvo de ataque hacker e está com vários serviços indisponíveis

Tribunal Regional Federal é alvo de ataque hacker e está com vários serviços indisponíveis

Na manhã desta segunda-feira (4) o site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) exibia um aviso bem intrigante. A corte informou que os prazos para processos físicos e eletrônicos estavam suspensos. Mas o pior de tudo é o motivo para essa suspensão. Um ataque hacker ocorrido no dia 30 de março está afetando até hoje os servidores e os sistemas do tribunal.

Leia também
Como criar uma senha realmente segura

Sistemas do TRF3 indisponíveis

O comunicado foi divulgado tanto nas redes sociais quanto no site do TRF3. No texto o tribunal esclarece que não houve comprometimento dos dados que estavam salvos nos servidores. Porém, ainda não é possível acessar os sistemas. Com isso, mesmo com a integridade dos dados garantida, é impossível acessá-los e dar continuidade aos processos.

O TRF3 também informou que a Secretaria de Tecnologia da Informação conseguiu identificar o tipo de ataque usado. Porém, essa informação não foi tornada pública. Os técnicos do órgão já estão trabalhando para resolver o problema e a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Até o momento de publicação desta matéria, nenhum grupo hacker reivindica a autoria do ataque.

Tribunal Regional Federal

Devido a todos estes problemas, a desembargadora federal Marisa Santos, presidente do TRF3, suspendeu os prazos de processos físicos e eletrônicos até o dia 12 de abril. Além disso, outras atividades que foram suspensas envolvem o atendimento ao público externo, emissão de certificados e também consultas a processos.

A desembargadora federal Marisa Santos também solicitou ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Luiz Fux, a prorrogação dos prazos para o TRF3 emitir ordens de pagamento de sentenças judiciais (precatórios) ao Conselho da Justiça Federal. O prazo foi prorrogado para após quatro dias depois de todos os sistemas voltarem a funcionar normalmente.

Ataques hackers a tribunais são comuns no Brasil

Infelizmente, o Poder Judiciário brasileiro sofre com ataques hackers e não é de hoje. O próprio TRF3 já havia sido invadido anteriormente. Tanto é que no final do ano passado dois hackers foram condenados pela Justiça Federal por reverterem penas de processos nos quais ambos eram réus. Os processos estavam correndo justamente no TRF3.

Outro exemplo é o do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Em abril de 2021 o tribunal foi vítima do grupo hacker REvil, um dos mais perigosos da época mas que, felizmente, já foi desmantelado. Este grupo também já invadiu a JBS e outras grandes empresas.

Ainda em abril de 2021 o site do Supremo Tribunal Federal (STF) também sofreu um ataque hacker e ficou várias horas fora do ar. A Polícia Federal também se envolveu no caso e prendeu dois suspeitos de terem realizado o ataque.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também não fica de fora, já que foi invadido por um grupo hacker em novembro de 2020. O caso do STJ foi pior porque ele foi vítima de um ransomware que criptografou todos os arquivos de processos e deixou todos os sistemas indisponíveis. No caso de ataques com ransomware o grupo hacker cobra um valor pelo resgate dos arquivos. Não sabemos se o STJ pagou ou se conseguiu recuperar os arquivos por outros meios.

O ponto é: o Poder Judiciário, bem como outros órgãos governamentais, precisam melhorar e muito a segurança de seus sistemas de informática.

Fontes: TRF3 e Conjur

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X