Instagram testa Reels de até 15 minutos

Instagram testa Reels de até 15 minutos

O Instagram continua sua busca pela hegemonia perante ao TikTok, pois começou a testar na última terça-feira (5) uma atualização que tornam vídeos de 15 minutos em Reels.

Quaisquer vídeos com até 15 minutos, a partir de agora, serão publicados como Reels. Além disso, o Instagram irá desativar a aba “vídeos”, salientando mais um movimento no sentido de priorização do recurso Reels e, sobretudo, no confronto com o TikTok.

Instagram Reels 15 minutos
A nova atualização do Instagram chegará primeiro no Brasil e na Coreia do Sul

Em janeiro deste ano, após confirmar no ano passado o desenvolvimento de rolagem vertical de stories, similarmente ao TikTok, o Instagram começo a testar o recurso em alguns países.

Portanto, incorporar a seção “vídeos” ao Reels é um sinal de que o Instagram favorecerá os vídeos verticais.

A nova atualização irá demarcar os vídeos horizontais com barras pretas na parte inferior e superior quando vistos na seção Reels. No feed do Instagram, entretanto, os vídeos horizontais não sofrerão alteração.

Prioridade do Instagram são os vídeos

No dia 28 de fevereiro, o Instagram fez uma publicação em seu blog oficial com o título “Continuidade do nosso investimento em vídeos no Instagram”.  O texto ressaltava a importância dos vídeos mais curtos.

De acordo  com a publicação, os vídeos mais curtos permitem a criação de tendências de maneira mais flexível. No entanto, um dos pontos mais importantes dessa publicação — que indicava há pouco mais de um mês a visão da plataforma — é a constatação de que o Reels é a principal fonte de crescimento do engajamento no Instagram.

O post do Instagram comenta que o consumo dos Reels abrem caminho para descoberta de novos criadores de conteúdos ou novos interesses, justificando o fato de inserir os vídeos com até 15 minutos na seção Reels.

O post abaixo é do perfil oficial do Instagram para criadores de conteúdo e exalta as ferramentas para produção de vídeo da plataforma.

As publicações na aba “vídeos” serão migradas, portanto, para os Reels, mas a mudança não é nada definitiva. O Instagram começou a testar os Reels de 15 minutos no Brasil e na Coreia do Sul. O Brasil, a propósito, foi o primeiro país onde o Reels chegou, em 2019.

Além disso, o Instagram determinou que vídeos com mais de 15 minutos devem ser publicados pelo PC.

Já os conteúdos com mais de 15 minutos de duração precisam ser publicados por meio de um desktop, ao invés do celular. O novo teste na forma de visualização dos vídeos chegará inicialmente em aparelhos Android e iOS.

Reels de 15 minutos e a ‘Tiktokzação’ do Instagram 

O Instagram, sobretudo com a seção Reels, tenta emular as características do TikTok, como os stories verticais mencionados no início do texto, além de ferramentas criativas presentes na rival chinesa.

Com os Reels de 15 minutos, o Instagram seguirá o caminho oposto do TikTok, ou seja, a rapidez dos vídeos.

Aliás, o Instagram já havia aumentado o tempo dos Reels no início deste ano para três minutos, inferior, no entanto, à duração que o TikTok permite.

Cinco minutos é o tempo limite dos vídeos do TikTok, mas grande parte dos usuários conseguem postar conteúdos com 10 minutos.

Leia mais: Instagram deverá aumentar o tempo de duração do Reels

Em 2021, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o foco do então Facebook seria concorrer com o TikTok e o YouTube. Ou seja, implementar mais alcance aos vídeos de curta duração.

“Independentemente de como são criados, os vídeos assistidos no Instagram terão recursos como visualização em tela cheia e a opção de tocar para silenciar. Também estamos trabalhando para criar uma maneira consistente de compartilhar os seus vídeos, reunindo ferramentas de criação e oferecendo novas formas de descobrir conteúdo”, afirmou o Instagram sobre a alteração nos vídeos.

O Instagram ainda afirmou que com a nova atualização de vídeos de 15 minutos se tornando Reels, a empresa pretende ajudar os criadores financeiramente.

 

“Estamos explorando novas maneiras de você ganhar dinheiro criando vídeos do Reels que divirtam a nossa comunidade. Além dos bônus, ainda este ano começaremos a testar uma nova experiência de anúncios no Instagram. Ela permitirá que os criadores de conteúdo gerem receita com anúncios veiculados nos vídeos do Reels”.

Instagram Reels 15 minutos
O programa de bônus está disponível apenas nos EUA.

No entanto, essa ajuda do Instagram é mais acinzentada do que aparenta.

Instagram quer ajudar os criadores de conteúdo, só que não

O Instagram afirma constantemente buscar formas de melhorar o rendimento dos criadores de conteúdo na plataforma, sobretudo através dos Reels.

No entanto, uma matéria do Financial Times publicada na última terça (5) — ou seja, no mesmo dia da atualização —, informa que o Instagram reduziu a quantidade paga aos criadores de vídeos pequenos.

Essa ação é uma estratégia de negócios do Instagram, que conforme o assunto principal desta matéria, pretende alcançar o patamar do TikTok.

Além disso, o recurso de convites de influencers (disponível apenas nos Estados Unidos) paga uma taxa aos criadores com base nas visualizações recebidas nos vídeos do Reels.

Leia também: Instagram e TikTok já testam recurso de assinaturas pagas para criadores

Esse recurso de convites, assim como a nova atualização do Reels de 15 minutos, representa o desespero do Meta (Facebook) com a hegemonia do TikTok. Aliás, o próprio Mark Zuckerberg afirmou que rival chinesa rouba a atenção do público das plataformas do Meta.

Instagram Reels

O Reels faz pagamentos personalizados aos influencers, com metas específicas para visualizações, com um limite de taxa mensal sobre os ganhos.

De acordo com o FT, vários criadores de conteúdo do Instagram afirmaram que os pagamentos pelos Reels caíram em até 70% por visualização nas últimas semanas. Além disso, o teto de visualizações para receber os pagamentos aumentou em mais de 10 vezes.

Segundo o jornal americano, um usuário que recebia a taxa máxima mensal de US$ 35 mil afirmou que a sua meta personalizada de visualizações subiu de 58 milhões para 359 milhões.

O Instagram não informou aos influencers os motivos pela alteração no formato de monetização, mas todos os indícios apontam para um alvo: TikTok.

Desde quando o TikTok se tornou a rede social com maior crescimento em 2020, todas as rivais decidiram reformular suas estratégias.

No caso do Instagram, além dos vídeos de até 15 se tornarem Reels, há o programa Reels Play, em fase de testes no Instagram e no Facebook.

O Reels Play dará bônus em pagamentos de acordo com a viralização do conteúdo dos criadores, garantindo um maior apelo e,portanto, atraindo mais usuários.

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