Morre Stephen Wilhite, o criador do formato GIF, aos 74 anos

Morre Stephen Wilhite, o criador do formato GIF, aos 74 anos

Na semana passada, Stephen Wilhite, o criador do formato GIF, morreu aos 74 anos.

Wilhite faleceu no dia 14 de março devido às complicações do vírus da COVID, de acordo com sua esposa, Kathallen, que confirmou em entrevista a causa da morte.

Na página de seu obituário online, há a seguinte frase: “mesmo com todas as suas conquistas, ele continuou sendo um homem muito humilde, doce e bondoso”.

Página de obituário do criador do GIF.

Na década de 1980, Stephen Wilhite trabalhou na criação do GIF (Graphics Interchange Format – Formato para Intercâmbio de Gráficos) enquanto era funcionário da CompuServe, um dos primeiros provedores de internet dos EUA.

Stephen Wilhite desenvolveu o GIF com uma função mais séria do que é empregado em seu uso atual.

Quando a CompuServe lançou o GIF, em 1987, o intuito era ser um formato para distribuição de gráficos em cores de alta qualidade e alta resolução em uma época em que a velocidade da internet se comparava aos passos de uma tartaruga.

Pronúncia de “GIF” segundo o próprio Stephen Wilhite, o criador

Embora o GIF tenha sido lançado pela CompuServe, sendo, portanto, propriedade da empresa, a esposa de Stephen Wilhite afirma que o seu falecido marido foi o único criador.

“Ele inventou o GIF sozinho — Na verdade, ele inventou o GIF em casa e levou para o trabalho após aperfeiçoar o formato”, disse Kathaleen Wilhite.

Além disso, a esposa do criador destacou que Stephen Wilhite tinha o hábito de elaborar seus projetos sozinho e depois programá-los em um computador, como foi o caso do GIF.

Leia também: Tim Berners-Lee, criador do WWW, não está feliz com o que a web se tornou

Stephen Wilhite criador GIF
Stephen Wilhite recebendo prêmio honorário pela criação do GIF.

Em seu obituário online, vários ex-colegas de Wilhite publicaram mensagens relembrando outras contribuições importantes do criador do GIF durante a sua jornada na CompuServe.

Stephen Wilhite se aposentou em 2000, mas, após uma década, o criador do GIF veio à público para solucionar o problema envolvendo a pronúncia da palavra.

Em uma entrevisa ao New York Times, em 2013, Stephen Wilhite afirmou que a pronúncia de GIF é “jif” (ou djif, na fonética portuguesa).

Por fim, na mesma entrevista, Stephen Wilhite afirmou que o seu GIF favorito é o “dancing baby”, que se tornou viral antes da viralização dos termos “memes” e “viral”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X