Siemens lança cartilha de Segurança Virtual para crianças

Siemens lança cartilha de Segurança Virtual para crianças

A segurança virtual é um assunto que precisa estar sempre em alta e os alertas contra os perigos na internet são cada vez mais necessários a todos. Se adultos são vítimas constante de ataques e tentativas de fraudes, as crianças são ainda mais propensas a cair nesses tipos de golpes sem nem se dar conta.

Hoje em dia, os pequenos estão tendo acesso cada vez mais cedo a dispositivos com internet como tablets infantis, smartphones dos pais ou até mesmo pelo computador para estudos. Por isso, a Siemens resolveu lançar uma cartilha virtual para dar algumas dicas de segurança especialmente para esse público.

Leia também:

Aconteceu de novo: falha de segurança em iPhones é usada para espionar usuários
Atenção: Golpistas estão usando domínio @gov.br em golpes de phishing

Cartilha de segurança virtual conta com atividades interativas e educativas

A cartilha se chama Cuidados Cibernéticos – O Livro de Atividades de Segurança, e pode ser impressa para apresentar às crianças, já que conta com imagens para pintar e até mesmo recortar. Isso porque, além de uma história e de dicas de segurança, o material oferece ainda pintura, brincadeiras e até mesmo uma receita para ser feita com os pais.

segurança virtual

Como crianças ainda não entendem muito sobre os perigos online e geralmente tendem a clicar em qualquer coisa na internet, é preciso desde cedo ensinar sobre os perigos dessa falta de cuidado, e esse é o foco da nova cartilha, deixando-os mais conscientes ao explicar melhor esses riscos.

Ela tem 21 páginas e o foco principal é ensinar os pequenos a se proteger do phishing, um golpe onde o criminoso consegue “pescar” informações pessoais da vítima. A cartilha oferece explicações detalhadas e até mesmo dicas de como identificar e-mails fraudulentos.

Em contrapartida, ela também oferece desenhos para serem coloridos, brincadeiras envolvendo peixes (em homenagem ao phishing) e até mesmo uma receita de um bolo no formato de peixe.

segurança virtual

Durante a história, a cartilha mostra para as crianças quais são os dados que não podem ser passados para pessoas desconhecidas e até mesmo o que elas podem fazer com eles, como roubar dinheiro. Tudo isso com uma narrativa mais infantil e fácil de entender utilizando personagens como os Guardiões da Cibersegurança, uma equipe composta por personagens que salvam as pessoas e protegem de perigos na internet.

Se você tem uma criança em casa que já tem acesso a dispositivos com internet, vale a pena conferir a cartilha na íntegra clicando aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X