Microsoft anuncia requisitos para rodar apps Android no Windows 11: SSD é exigido

Microsoft anuncia requisitos para rodar apps Android no Windows 11: SSD é exigido

Quando o Windows 11 foi lançado, um dos recursos mais esperados pelos usuários era a possibilidade de rodar aplicativos Android nele, evitando assim o uso de simuladores para isso. Porém, na época do lançamento, esse recurso ainda não estava disponível.

Depois da Microsoft ter prometido que isso não demoraria muito a acontecer, a empresa finalmente começou a liberar o recurso para usuários. Com isso, já é possível saber quais são os requisitos para que o computador seja compatível com ele. Infelizmente acaba deixando de fora algumas máquinas mais antigas.

Leia também:

Windows 11 Pro só pode ser usado com uma conta da Microsoft: é o fim das contas locais
Windows 11 ganha novos recursos como criação de pastas no Menu Iniciar

Rodar app Android no Windows 11 exige memória RAM de, no mínimo 8 GB

Windows 11

Os requisitos mínimos para rodar os aplicativos Android em um Windows 11 são um tanto exigentes, revelando que o computador precisará ser de uma geração mais nova e não poderá ser de entrada, ou não dará conta do recado.

Por enquanto, o lançamento do recurso ainda está sendo restrito para uma parcela de usuários. Isso porque ele requer especificações como a presença de um SSD obrigatória e também, no mínimo, 8 GB de memória RAM. Para quem quiser uma experiência mais satisfatória, eles exigem 16 GB de memória RAM, além do SSD.

Em relação aos processadores as exigências já não são tão altas, e são praticamente equivalentes aos requisitos mínimos para rodar o próprio Windows 11, tendo suporte para diferentes arquiteturas, inclusive a ARM que está presente em muitos modelos de computadores mais básicos. Confira a lista:

  • Requisitos mínimos para rodar apps Android no Windows 11
  • Memória RAM: mínimo de 8 GB, sendo recomendados 16 GB para uma melhor experiência
  • Tipo de Armazenamento: Unidade de estado sólido (SSD)
  • Processador: Intel Core-i3 de 8ª Geração ou superior, AMD Ryzen 3000 ou superior, e Qualcomm Snapdragon 8c ou superior.
  • Arquitetura do Processador: x64 ou ARM64
  • Plataforma de máquina virtual: um recurso que deve ser ativado nas configurações do Windows 11

Como ativar a Plataforma de Máquina Virtual

Essa ferramenta é pouco conhecida pelos usuários padrões do Windows e que não usam muita emulação, mas vai acabar se tornando mais popular agora com o novo recurso que chega aos aparelhos. Para ativar, é muito simples.

Primeiro é preciso abrir o Painel de Controle. Em seguida escolher a opção Programas e então entrar na opção Ativar ou Desativar Recursos do Windows. Outra forma é simplesmente pesquisando no Menu Iniciar pela ferramenta “Ativar ou Desativar Recursos do Windows” e já tendo acesso a ela.

Quando abrir a janela de Recursos do Windows, procure pela opção Plataforma de Máquina Virtual e ative. Depois é só clicar em OK. O processo pode demorar alguns minutos e será preciso reiniciar o computador para que ele seja validado.

Windows 11

Com o novo recurso da Microsoft para o Windows 11 será possível fazer download de mais de mil aplicativos para Android, que poderão ser baixados tanto pela Microsoft Store diretamente quanto pela Amazon AppStore. Claro que, por isso, esse uso será limitado aos aplicativos que serão oferecidos nessas duas lojas.

Muitos desses aplicativos já foram confirmados como o joguinho Subway Surfers e o aplicativo de leitura do Kindle, por exemplo. Por enquanto o recurso só está sendo liberado para usuários nos Estados Unidos, porém a Microsoft revelou que ele chegará para mais países ainda esse ano.

Fonte: windowscentral

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X