Android 13 tem primeiro preview liberado. Confira as novidades

Por: Larissa Ximenes

A cada novo ano, o Google apresenta mais uma nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android. Esse ano a vez é do Android 13, que promete trazer uma série de melhorias em relação à versão atual, como sempre acontece com cada atualização.

A empresa já anunciou que o primeiro preview para desenvolvedores do Android 13 foi liberado, e ainda estando em seus primeiros passos, já é possível descobrir algumas das novidades que ele vai introduzir ao sistema operacional. Confira algumas.

Leia também:

Galaxy S22 e outros smartphones deverão ser atualizados até o Android 16
Galaxy S20 FE já começou a receber o Android 12 aqui no Brasil

Preview para desenvolvedores

O Google revelou que a cada dia, bilhões de pessoas no mundo todo usam seus dispositivos Android para ajuda-los em tarefas do dia a dia, e o funcionamento correto do sistema é garantido tanto por eles quanto pela comunidade de desenvolvedores que ajudam a torna-lo ainda melhor.

E ontem eles liberaram o primeiro preview do Android 13 para desenvolvedores, que promete continuar melhorando aspectos importantes como privacidade e segurança, além da produtividade. O novo Android também terá vários aspectos que foram apresentados no Android 12L, que é uma versão do Android para dispositivos de tela grande.

Esse é apenas o primeiro passo para a chegada do Android 13 e até ele ser liberado, ficaremos por dentro de mais informações e novidades. Por enquanto já é possível saber de alguns detalhes bem interessantes. Inclusive, no site para desenvolvedor do Android 13 eles já colocaram detalhes sobre o download para smartphones Pixels e até a timeline do lançamento.

Privacidade e segurança são o foco

Hoje em dia praticamente todas as informações importantes sobre as nossas vidas pessoais e até mesmo profissionais estão escondidas nos dispositivos móveis. Por isso, é cada vez mais importante que o sistema garanta o máximo de privacidade e de segurança, então melhorias nessa categoria são sempre bem vindas.

Segundo o Google, a privacidade é um dos pontos fortes dos produtos Android e o Android 13 busca trazer uma plataforma mais responsiva e de alta qualidade para garantir um ambiente seguro nos aparelhos e mais controle do usuário.

Para isso, uma das novidades é o Photo picker, um sistema para manter as fotos e vídeos mais seguros e também garantindo um compartilhamento seguro tanto das imagens salvas no aparelho quanto na nuvem. O Android já apresentou um recurso que permite que o compartilhamento de fotos e vídeos possa ser feito de um aplicativo para outro sem que o outro tenha acesso a todos os arquivos de mídia do dispositivo.

O photo picker chega para estender essa capacidade trazendo uma experiência dedicada para a escolha de fotos e vídeos. Os aplicativos podem utilizar o API do photo picker para ter acesso a fotos e vídeos compartilhados sem precisar de permissão para ver todas as mídias no aparelho.

Ele não será exclusivo do Android 13, já que o Google promete trazer essa capacidade para usuários através de uma atualização no Google Play de sistemas com o Android 11 ou superior.

Outro destaque no preview é a permissão de tempo de execução do NEARBY_WIFI_DEVICES para os aplicativos que gerenciam as conexões de Wi-Fi do aparelho. Isso significa que os aplicativos que fazem a conexão do smartphone com outros dispositivos através do Wi-Fi não precisam mais ter acesso a localização do usuário para tal.

Produtividade para desenvolvedores também será melhorada no Android 13

Outro ponto de destaque nas melhorias apresentadas pelo novo sistema operacional é o de produtividade do desenvolvedor com o intuito de ajudar com a criação de mais e mais aplicativos para o dia a dia dos usuários.

Uma das novidades é uma melhoria no API de posicionamento de configurações rápidas. As configurações rápidas são aquelas opções que ficam na aba de notificações e oferecem um caminho rápido para que o usuário possa ter acesso a elas. No novo Android 13, será possível que aplicativos que contem com blocos personalizados possam ser adicionados a esse espaço de configurações rápidas.

Também será possível que mais aplicativos contem com a cor dinâmica do Material You na tela inicial dos aparelhos. Atualmente nos smartphones Pixel essa cor é voltada apenas para os aplicativos do Google, porém nos aplicativos de terceiro acabam destoando um pouco do visual.

Para que o atalho de aplicativo conte com a cor dinâmica, os desenvolvedores precisarão fornecer um ícone de aplicativo monocromático e um ajuste no XML do ícone adaptável. O Google inclusive incentiva todos os desenvolvedores a fazer isso para tornar a experiência do usuário ainda mais completa.

Aplicativos também poderão escolher qual será o seu idioma de preferência, mesmo sendo um idioma diferente do configurado no sistema operacional. Você pode ter o seu smartphone todo em português, por exemplo, mas ter um aplicativo que vai abrir sempre em inglês ou vice versa. Para isso, os apps contarão com uma nova API de plataforma para definir esse idioma preferido.

O novo Android 13 também trará uma hifenização mais rápida, o que facilita a leitura do texto agrupado e também a tornar a interface de usuário mais adaptável. Segundo a empresa, o desempenho da hifenização aumentará em até 200% para que possa ser ativado nos TextViews com praticamente nenhum impacto no desempenho de renderização.

No mais, o novo preview ainda promete melhorias nas atualização do Google Play, otimização para aparelhos de tela grande como tablets, smartphone dobráveis ou chromebooks como aplicativos maiores, mais facilidade nos testes de depuração e alterações, e mais estabilidade na plataforma.

Experimentando o Android 13

A visualização do desenvolvedor já está disponível para os smartphones: Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL ou Pixel 4. Para outros aparelhos, tablets e dobráveis, é possível usar o Android Emulator no Android Studio.

Em relação ao seu lançamento para o publico em geral, o cronograma deve ser parecido com o Android 12, embora o Android 12L possa trazer algumas mudanças nesses planos. Provavelmente a empresa vai liberar as versões para desenvolvedor agora em fevereiro ou março e iniciar os betas abertos a partir de abril.

“Como no ano passado, estamos informando nosso marco de estabilidade da plataforma com bastante antecedência, para que você tenha mais tempo para planejar o trabalho de compatibilidade de aplicativos. Neste marco, entregaremos não apenas as APIs SDK/NDK finais, mas também as APIs internas finais e os comportamentos do sistema voltados para o aplicativo. Este ano, esperamos alcançar a estabilidade da plataforma em junho de 2022 e, a partir desse momento, você terá várias semanas antes do lançamento oficial para fazer seus testes finais.”

Já a versão estável só deverá aparecer em meados de julho e a versão final ainda não tem data para ser lançada. O Google já mostrou alguns prazos com dois meses de antecedência, mostrando que o desenvolvimento está caminhando bem ou até mesmo que o Android 13 será mais simples do que o Android 12 para ser desenvolvido.

Nome revelado: tiramisu

Quem já acompanha os lançamentos do Android há algum tempo sabe que todos eles contam com apelidos ou nomes que são inspirados em sobremesas. No caso do Android 13, ao que tudo indica, esse nome será tiramisu, uma sobremesa italiana.

A descoberta surgiu de uma captura de tela do menu de configurações do novo sistema operacional. Na parte Sobre o Telefone, dá para ver o nome na Versão do Android como tiramisu.

Por enquanto esse deve ser um easter egg do novo preview, já que a empresa não revelou nada oficialmente, mas já mata a curiosidade de quem estava interessado. Só para relembrar, esses foram os nomes já usados até hoje:

  • Android 1.5: Cupcake
  • Android 1.6: Donut
  • Android 2.0: Eclair
  • Android 2.2: Froyo
  • Android 2.3: Gingerbread
  • Android 3.0: Honeycomb
  • Android 4.0: Ice Cream Sandwich
  • Android 4.1: Jelly Bean
  • Android 4.4: KitKat
  • Android 5.0: Lollipop
  • Android 6.0: Marshmallow
  • Android 7.0: Nougat
  • Android 8.0: Oreo
  • Android 9: Pie
  • Android 10: Quince Tart
  • Android 11: Red Velvet Cake
  • Android 12: Snow Cone

Como é possível notar, os nomes seguem a ordem alfabética da primeira letra, e dessa vez é a vez da letra T de tiramisu.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Redes Sociais: