ASUS faz recall de placa-mãe defeituosa e que causa princípio de incêndio

ASUS faz recall de placa-mãe defeituosa e que causa princípio de incêndio

Se você é dono de uma placa-mãe modelo ROG Maximus Z690 Hero, da ASUS, deve ficar bastante atento. Alguns lotes dessa placa-mãe contém um defeito de fabricação que pode causar princípio de incêndio. A maioria dos usuários afetados reclamou de “fogo” e “cheiro de queimado” na placa. A fabricante já reconheceu o problema e está fazendo um recall das placas afetadas.

Leia também
O que acontece se eu tirar a bateria da placa-mãe?
O que é a BIOS da placa-mãe e como atualizá-la?

Fonte do problema: capacitores instalados ao contrário

Tudo começou por causa de um “erro 53” que os donos dessa placa-mãe estavam enfrentando. O “erro 53” indica que não há memória RAM instalada. O X da questão é que as memórias estavam instaladas corretamente. Depois de muito se debater em fóruns de discussão no Reddit, um youtuber, dono do canal Actually Hardcore Overclocking, matou a charada e descobriu o problema real.

Alguns usuários postaram fotos da placa-mãe com partes queimadas. Sim, literalmente queimadas. O youtuber comparou as fotos e viu que as marcas de queimado estavam sempre no mesmo lugar. No local são instalados dois capacitores MOSFETs, responsáveis por regular a tensão e a corrente elétrica da placa-mãe.

Esses capacitores fazem parte do circuito regulador de tensão, que leva energia para o processador e os módulos de memória RAM. Eles são importantes pois permitem que apenas a tensão correta chegue a estes componentes. Como os dois capacitores MOSFETs defeituosos estavam do lado dos bancos de memória, o computador entendia que não havia memória RAM instalada.

Analisando as fotos com mais cuidado, o youtuber percebeu que o texto dos capacitores estava ao contrário, levando a crer que eles haviam sido instalados de forma errada. E isso pode causar polaridade reversa, desvio de corrente e sobrecarga dos capacitores MOSFETs.

ASUS reconhece o problema e faz o recall das placas-mãe

Depois de todo o burburinho e as reclamações feitas pelos usuários, a própria ASUS abriu uma investigação interna e descobriram o erro. O youtuber estava certo. A empresa reconheceu o defeito de fabricação em um post no blog oficial.

O defeito, porém, está presente apenas nas placas fabricadas em 2021. Todas são do modelo ROG Maximus Z690 Hero. A empresa já está com um plano de recall das placas-mãe defeituosas. Ela escreveu o seguinte em seu blog:

Desde 28 de dezembro de 2021, alguns incidentes foram relatados na América do Norte. No futuro, vamos continuar a realizar uma inspeção rigorosa com nossos fornecedores e clientes para identificar todas as possíveis placas-mãe ROG Maximus Z690 Hero no mercado que foram afetadas e vamos trabalhar com as respectivas agências governamentais para um programa de substituição.

A companhia taiwanesa também informou quais os lotes que contém as placas defeituosas. O lote possui o código 90MB18E0-MVAAY0. O número de série, por sua vez, começa com as letras MA, MB ou MC. Caso você seja um dos azarados afetados pelo problema, deve entrar em contato com o suporte da ASUS para resolver o problema.

Fontes: Ars Technica, The Verge e Tom’s Hardware

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X