A Neuralink, de Elon Musk, fará testes de implantação de chips em humanos

Por: Pablo Nogueira

A Neuralink, uma das empresas do bilionário Elon Musk, especializada em neurotecnologia para o desenvolvimento de chips de implante cerebral, pode iniciar testes em humanos.

De acordo com uma vaga de emprego para o cargo de Diretor de Ensaios Clínicos, a Neuralink informa que o foco desse cargo seria supervisionar os testes de implantação de seus chips em cérebros de humanos.

A descrição da vaga para a Neuralink informa que o candidato irá trabalhar em conjunto com alguns dos médicos mais inovadores e engenheiros de alto nível, bem como os “primeiros participantes dos Ensaios Clínicos da Neuralink”.

Além disso, as informações da vaga apontam que o candidato ao cargo terá que formar e liderar a equipe responsável pelas atividades relacionadas às pesquisas clínicas da Neuralink.

No ano passado, Elon Musk e a Neuralink compartilharam um vídeo de um chimpanzé jogando videogame utilizando os recursos do chip implantado em seu cérebro.

Leia mais: Neuralink, de Elon Musk, faz macaco controlar um computador usando apenas a mente

Conceito de implantação de chips em humanos. Créditos: Neuralink

Mas isso não é o foco de Elon Musk e da Neuralink, pois a missão da empresa é ajudar no tratamento de várias doenças neurológicas através do uso de sua tecnologia.

Elon Musk já anunciou chips da Neuralink em humanos no passado

Em sua entrevista à Cúpula de CEOs do The Wall Street Journal, Elon Musk afirmou que a Neuralink planeja implantar chips em cérebros de humanos neste ano.

O homem mais rico do mundo ressaltou seu otimismo em relação aos implantes, mas com uma certa ressalva devido ao processo de aprovação da FDA (Food and Drug Aministration), órgão similar à Anvisa.

O dispositivo que insere eletrodos em crânios de primatas. Créditos: Neuralink.

“Esperamos implantar chips da Neuralink em humanos, que serão pessoas com graves traumatismos na medula espinhal, como tetraplégicos e quadriplégicos”, afirmou Elon Musk em dezembro do ano passado.

“Eu acredito que temos uma chance com a tecnologia da Neuralink de restaurar totalmente as funcionalidades corporais de alguém com algum traumatismo na medula espinhal”. Confira a entrevista abaixo, em que Musk fala sobre a Tesla, Inteligência Artificial e sobre a Neuralink.

Sobre a segurança dos vindouros testes em humanos, Elon Musk ressaltou que o trabalho da Neuralink com a implantação de chips em macacos conseguiu confirmar a segurança dos chips da Neuralink.

Contudo, devido à fama de loroteiro do magnata, a notícia não foi muito impactante na imprensa gringa. Isso porque Elon Musk,  CEO da Tesla, da SpaceX e da Neuralink, já havia afirmado, em 2019, que a empresa iria implantar os primeiros chips em cérebros humanos em 2020.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sem querer defender Elon Musk, mas o anúncio foi feito no dia 17 de julho de 2019, muito antes da pandemia tomar o mundo inteiro de assalto e gerar uma crise de semicondutores e outros componentes necessários para a indústria tecnológica.

Sobre o Autor

Redes Sociais: