Western Digital planeja lançar HD de 30 TB

Western Digital planeja lançar HD de 30 TB

No começo deste mês de dezembro a Western Digital disse que as suas tecnologias de gravação magnética assistida por energia (ePMR) e OptiNAND, juntamente com um maior número de pratos por disco rígido, permitiriam construir HDs com capacidade de até 30 TB.

Para continuar aumentando as capacidades a partir daí, a empresa precisará usar gravação magnética assistida por calor (HAMR), revelou um dos executivos. Em contrapartida, nada se falou sobre a gravação magnética auxiliada por micro-ondas (MAMR). Em tese, é esta a tecnologia que deveria preceder o HAMR.

Leia também
Western Digital lança HD de 20 TB com nova tecnologia OptiNAND

Desenvolvendo HDs de 22 TB para 2022

Em novembro, a Western Digital começou a comercializar seus discos rígidos Ultrastar DC HC560 e WD Gold, ambos de 20 TB. Estes discos rígidos topo de linha contam com nove pratos ePMR de 2,2 TB e apresentam a tecnologia OptiNAND. Ela usa uma unidade flash incorporada (EFD) para aumentar o desempenho, confiabilidade e capacidade utilizável de um HD.

Para aumentar ainda mais a capacidade de seus discos rígidos na próxima geração, a Western Digital pode instalar discos com uma densidade maior ou aumentar o número de discos por unidade. Ambas as abordagens têm seus desafios. Maior densidade pode exigir novos cabeçotes, enquanto um prato adicional requer o uso de mídia mais fina e peças mecânicas. Mas parece que a empresa descobriu uma maneira de colocar o 10º disco em um HD de 3,5 polegadas.

western-digitalhd-20tb

Somos capazes de entregar nossos 20 TB em nove pratos, podemos adicionar o 10º [disco]e obtermos outros 2,2 TB de armazenamento“, disse David Goeckeler, CEO da Western Digital em um evento para empresários do ramo recentemente.

Construir um HD de 22 TB em uma plataforma de 10 discos é uma maneira viável de oferecer alguma capacidade adicional para seus clientes e permanecer competitivo em 2022. Mas as tecnologias existentes da Western Digital têm um potencial consideravelmente mais alto.

Chegando aos 30 TB

Quando a Western Digital apresentou sua tecnologia OptiNAND no início deste ano, ela falou sobre seus benefícios (que incluem desempenho, confiabilidade e capacidade), mas não os quantificou realmente.

HD de 30 TB

Esta semana, a empresa finalmente revelou o potencial de sua tecnologia ePMR combinada com OptiNAND. Com isso, a companhia pode construir discos rígidos de 30 TB usando as tecnologias disponíveis, ou seja, ePMR, OptiNAND e uma plataforma de HD de 3,5 polegadas com 10 pratos. Isso exigirá que se aumente a densidade dos discos ePMR em cerca de 36%. O que é bem desafiador, na verdade.

Então, realmente temos aquela escada para levá-lo a 30 TB e, em seguida, você entra na curva HAMR e continua um pouco mais“, disse Goeckler. “Portanto, acho que é um bom roteiro para a indústria de discos rígidos.

Fonte: AnandTech

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X