Samsung une divisão mobile a de eletrônicos em reorganização corporativa

Samsung une divisão mobile a de eletrônicos em reorganização corporativa

A Samsung trocou todos os CEOs das divisões da empresa e reduziu sua estrutura corporativa unindo a divisão mobile à divisão de eletrônicos.

A alteração, segundo o presidente do conselho administrativo Samsung, Lee Jae-yong visa posicionar a empresa em um patamar adequado na crescente concorrência global no mercado de eletrônicos.

Desse modo, hoje (7), a  empresa anunciou que o chefe de Eletromecânicas da Samsung, Kyung Kye-hyun, passou a ser o CEO da divisão de soluções de dispositivos, que foca em semicondutores.

A nova divisão que engloba as divisões mobile e de eletrônicos ficará sob o comando de Han Jong-hee, que chefiava o mercado de TVs da Samsung. Com isso, os smartphones, tablets, computadores e TVs da Samsung ficarão sob a responsabilidade de uma única divisão.

Além disso, conforme a decisão do vice-presidente, a Samsung agora possui dois CEOs, em vez de três, graças a junção das divisões de mobile e eletrônicos.

Essa é a primeira grande alteração executiva e organizacional da Samsung desde a saída de Lee Jae-yong da prisão, em agosto deste ano. Lee foi solto após o governo reconhecê-lo como uma pessoa “de interesse nacional”, devido à importância da Samsung à economia da Coreia do Sul.

O herdeiro do conglomerado ficou preso mais de um ano após ser condenado por pagamentos de propina fraudes fiscais.

Agora, seguindo os passos de seu avô e de seu pai, o anúncio da reorganização é um dos objetivos de Lee para manter o patamar da Samsung, considerando o ótimo desempenho da empresa no mercado.

Reorganização corporativa da Samsung pode ser alvo do governo

Nos três primeiros trimestres deste ano, o lucro operacional da Samsung subiu em 40% graças à crescente demanda por chips de memória e smartphones.

Leia mais: Samsung investirá US$ 17 bilhões em uma nova fábrica de chips no Texas

Contudo, Lee continua a enfrentar problemas judiciais. Todas as quintas, o presidente da Samsung depõe em um tribunal em relação ao processo criminal sobre o seu envolvimento na manipulação do mercado de bolsas de valores.

Além disso, ele responde por outro processo de fraude acerca da fusão de duas afiliadas da Samsung em 2015. O neto do fundador da Samsung nega todas as acusações, mas um veredito está previsto para o próximo ano.

Samsung corporativa
Lee Jae-yong sendo preso em 2018, antes da morte do seu pai.

Outro grande problema é a eleição presidencial da Coreia do Sul, que ocorre em março do ano que vem.

Os dois principais candidatos a ganhar o pleito são totalmente alinhados com as políticas de indiciamento das grandes empresas controladas por famílias tradicionais, como a Samsung, a Hyundai e A LG.

Aliás, Yoon Seok-youl, candidato do partido de oposição, foi o procurador-chefe do processo que condenou Lee Jae-yong e resultou no impeachment da presidente Park Geun-hye, em 2016.

Fonte: Nikkei Asia

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X