Prove a TV: professor japonês inventa tela que imita o sabor das comidas

Prove a TV: professor japonês inventa tela que imita o sabor das comidas

Taste The TV (Prove a TV) é um protótipo que um professor japonês desenvolveu de uma tela que imita sabores de comida e pode ser lambida!?!

Por mais estranho que seja, o lançamento desse protótipo é mais um passo, portanto, rumo à criação de uma experiência multissensorial de assistir à televisão.

Aliás, o nome do dispositivo é, de fato, Taste The TV (Prove a TV) e utiliza um carrossel contendo 10 recipientes com sabores diferentes que, ao se combinarem, geram o sabor de determinada comida.

Prove a TV
O interior do dispositivo que entrega sabores de comida às telas de TV. Créditos: Reuters

Assim, a amostra do sabor enrola sobre um plástico filme higienizado posicionado em uma TV de tela plana para que o espectador possa experimentar.

Segundo Homei Myashita, o inventor do Prove a TV e professor da Universidade Meiji, em Tóquio, em tempos de Covid-19, esse tipo de tecnologia pode aprimorar a forma como as pessoas se conectam e interagem com o mundo exterior.

“A meta é possibilitar que as pessoas tenham experiências tal qual comer em um restaurante do outro lado do mundo, embora em casa”, disse o criador da curiosa tecnologia.

Yuki Hou, uma estudante da Universidade Meiji, fez uma demonstração do Prove a TV para a imprensa japonesa. A aluna pediu algo com o sabor de chocolate e, após algumas tentativas, uma voz automatizada repetiu o pedido e o sabor foi borrifado no filme plástico.

Prove a TV
Uma aluna da Universidade de Tóquio lambendo a tela em uma demonstração do Prove a TV realizada ontem (22). Créditos: Reuters

“É como se fosse achocolatado. É doce como uma calda de chocolate”, afirmou a aluna. Assista ao vídeo abaixo para ver o dispositivo em funcionamento.

Criação do Prove a TV

Para desenvolver o Prove a TV, Homei Myashita trabalhou com cerca de 30 estudantes. Esses alunos produziram uma variedade de dispositivos contendo sabores diferentes, incluindo um garfo que torna o gosto da comida mais rico.

Homei Myashita, criador do protótipo, operando os recipientes que misturam os sabores. Créditos: Reuters

De acordo com Myashita, o desenvolvimento do protótipo do TTTV ocorreu no ano passado. Segundo ele, o custo de produção de uma versão para comercialização ficaria em torno de R$ 5 mil.

Além disso, potencialmente, o professor afirma o Prove a TV pode ter outros usos, como aulas à distância de culinária e para somelliers. O dispositivo também pode ser usado para diversão, por exemplo, como quizzes de sabores.

A viabilização do dispositivo no mercado é bem possível, pois Miyashita afirmou estar em contato com algumas empresas sobre o uso da tecnologia em eletrodomésticos.

Por fim, leia abaixo sobre mais uma criação inusitada da mente japonesa!

Fonte: Reuters

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X